WhatsApp marketing para divulgar imóveis

  20 de Junho de 2016    

A utilização do WhatsApp como ferramenta de marketing tem sido um dos tópicos mais discutidos entre vários profissionais de marketing recentemente. O WhatsApp ganhou grande importância como ferramenta comercial pelas empresas após a sua aquisição pelo Facebook por US$19 bilhões. Afinal, quando uma marca como Facebook faz uma aquisição como esta, só podemos esperar que esta plataforma ofereça grande potencial comercial.


Sendo assim, empresas de todos os portes têm explorado possíveis formas de utilizar o WhatsApp como canal de comunicação e desenvolvimento de relacionamento com clientes. A utilização comercial do WhatsApp oferece uma série de benefícios, porém é necessário ter alguns cuidados.


As formas de se comunicar pelo WhatsApp


Existem três formas pelas quais é possível enviar mensagem de texto, audio, vídeo e compartilhar links da web pelo WhatsApp.


1 - Mensagem pessoal: Alto consumo de tempo e não é escalável. A mensagem é enviada de forma privada para um de seus contatos. É recomendada para vendas personalizadas e atendimento a clientes.


2 - Grupo: A mensagem é enviada para todos os membros de um determinado grupo. Todos podem visualizar e responder as mensagens dentro do grupo. Não é muito utilizada como fins de marketing.


3 - Lista de divulgação: A mensagem é enviada para todos os membros da lista de contatos, porém diferente do envio em grupo, um membro não visualiza a resposta de outro membro. Esta é a forma mais utilizada para fins de marketing e é altamente escalável.



5 pontos positivos na utilização do WhatsApp


1 - Envio gratuito: É possível enviar uma mensagem para toda sua base de contatos sem custo algum. Diferente de outras redes socias, como Facebook, Instagram e Twitter, tudo que você publica possui um alcance restrito, sendo necessário que se pague para aumentar a visibilidade das publicações.


2 - Alto engajamento: Seus contatos são alertados quando recebem uma mensagem. Desta forma, segundo uma pesquisa realizada pela DigitalDefynd, 70% das mensagens são visualizadas dentro de poucos minutos, o que é uma performance muito maior do que o envio de email marketing.


3 - Escalabilidade e privacidade: Você poderá entrar em contato com seus clientes e ao mesmo tempo sem correr o risco de situações complicadas como comentários indesejados em redes socias.


4 - Pouca concorrência: Diferente do Facebook, Instagram e Twitter, o WhatsApp ainda é um ambiente pouco desbravado e consequentemente com pouca concorrência.


5 - Contatos altamente interessados: Os contatos do WhatsApp são clientes ou potenciais clientes de alto interesse, afinal, eles forneceram seus números de telefones. Pesquisas revelam que o número de opt-out (descadastro) é extremamente baixo e a taxa de conversão altíssima se comparado com outras redes sociais.


whatsapp-flow-chart-760x547.jpg


5 pontos fracos da utilização do WhatsApp para marketing


Devemos ter em mente que fazer marketing pelo WhatsApp não é só um mar de rosas, afinal, a plataforma foi criada para comunicação pessoal e não para divulgação de alta escala.


1 - Complexidade para estabelecer o relacionamento: São duas as formas principais de se estabelecer um relacionamento por WhatsApp:

  • O cliente visualiza o seu número de WhatsApp e faz o primeiro contato

  • O cliente fornece seu celular e você faz o primeiro contato

Ambas as formas são mais complexas do que simplesmente clicar em um botão de curtir ou seguir.


2 - Limites de divulgação: WhatsApp limita em 256 contatos por grupo. Em contrapartida não há limite de grupos que você pode criar. De qualquer forma, ter grande volume e divulgação com WhatsApp, demanda um grande trabalho manual.


3 - WhatsApp está atrelado a um número de telefone: É necessário que se tenha um telefone dedicado para trabalhar o WhatsApp.


4 - Análise de performance manual: Enquanto outras redes sociais oferecem ferramentas de análise de suas campanhas, com o WhatsApp, esta análise é feita de forma manual. É possível utilizar tags UTM para ajudar a rastrear o tráfego gerado pela divulgação do WhatsApp.


5 - Limitação de carga: Muitas pessoas relatam que o WhatsApp muitas vezes tem a tendência de fechar ao enviar mensagem para mais de uma lista de divulgação ao mesmo tempo.


Criando sua primeira campanha de WhatsApp


Antes de mais nada, você deve ser capaz de responder as seguintes questões:


1 - Qual é o benefício para seus clientes de estar em contato com você via WhatsApp?

Por se tratar de uma forma de comunicação muito pessoal, é necessário que o que está sendo enviado realmente seja de grande interesse de seus clientes.


2 - Qual conteúdo você vai enviar para eles?

O que será enviado? Ofertas, dicas, notícias. Em qual formato? Texto, imagem, vídeo, audio ou uma combinação.

Você tem como preparar todo conteúdo com atencedência ou será necessário criar ao longo da campanha?


3 - Qual é a de data fim da sua campanha?

Será uma campanha por tempo limitado ou haverá alguma condição como uma venda ou uma resposta que determine o final da campanha?


4 - Como você fará a segmentação da sua audiência?

Assim como uma campanha de email marketing, uma segmentação efetiva em grupos de 256 clientes pode fazer com que uma campanha de escala pareça com uma comunicação extremamente exclusiva e individualizada. Isso apenas custará algum tempo.


5 - Quando as mensagens serão enviadas?

Com base nas respostas anteriores é você já pode começar a pensar na frequencia de envio. Serão enviadas mensagens todos os dias durante um período? Ou será enviada uma mensagem por semana? Dependendo da frequencia, pode ser necessário que haja uma pessoa dedicada em produzir o conteúdo e realizar os envios.


6 - Quem será responsável pela campanha?

Dependendo do nível de complexidade da campanha, pode ser necessário ter alguém responsável por: Produzir conteúdo, segmentar as listas de envio, enviar as mensagens, responder clientes e etc.

Obviamente, tudo isso irá depender da frequencia e do volume de mensagens.


7 - Como você irá medir a performance da campanha?

Utilização de tag UTM nos links poderá ajudar a identificar a quantidade de tráfego gerada e você poderá acompanhar isso pelo Google Analytics.


Colocando em prática


Para ilustrar tudo que foi dito anteriormente, vamos fazer a simulação a utilização do WhatsApp para divulgar imóves para clientes ou corretores parceiros.


A melhor forma de enviar informações de um imóvel por WhatsApp, é enviar o link para página do site, onde o cliente poderá clicar e navegar pela página visualizando todas as fotos, vídeos e descrição completa do imóvel.


Para isso, mais do que nunca, é fundamental que o site da imobiliária ou corretor esteja pronto para oferecer a melhor experiência de navegação possível para seus visitantes em smartphones. A final, por mais que exista o WhatsApp Web, a maior probabilidade é que seus clientes recebam a mensagem no smartphone. Sendo assim, o ideal é que o site seja responsivo ou tenha uma versão mobile.


Dito isso, vamos avançar.


Para nosso estudo de caso vamos utilizar a plataforma Imobilinks que oferece uma plataforma de site já pronta para trabalhar com WhatsApp Marketing.


1 - Acessar a página no imóvel pelo smartphone: O primeiro passo, é acessar pelo smartphone a página do site do imóvel que se deseja divulgar. Na plataforma Imobilinks, será uma página similar a imagem abaixo:


Captura de Tela 2016-06-16 às 18.05.20.png


2 - Clicar no botão de compartilhar por WhatsApp: Em seguida, ao final da página será possível visualizar o botão de compartilhamento via WhatsApp (no canto direito inferior). É aí que tudo começa.


image1.PNG


3 - Selecionar destinatário: Ao clicar no botão de compartilhamento via WhatsApp no site, o aplicativo do WhatsApp será aberto no smartphone onde você poderá selecionar o destinatário da mensagem. Será possível escolher as seguintes opções:


a - Mensagem privada e individual para um cliente

b - Enviar a mensagem para um grupo de WhatsApp

c - Enviar a mensagem para uma lista de divulgação



Selecione uma das opções e selecione o destinatário da mensagem.


Uma vez selecionando o destinatário, você já poderá ver a pré-visualização da mensagem.


Basta enviar e pronto, sua mensagem ou campanha estão lançados.


Deixe seu comentário abaixo, dúvidas e sugestões também são muito bem vindas :-)




8 avaliações, média 4.87 de 5

Sobre o Imobilinks

O Imobilinks oferece em uma solução integrada site e sistema para corretores de imóveis e imobiliárias. Nossos modelos de site são otimizados para todos os dispositivos incluindo tablets, smartphones e SEO. Pelo sistema é possível exportar anúncios para diversos portais imobiliários e redes socias.

  Contato

Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente,
140 sala 302 - Gávea

  Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 9h00 as 18h00

  Siga-nos nas Redes Sociais