Tendências de marketing imobiliário digital para 2017

  13 de Dezembro de 2016    

A divulgação é uma etapa fundamental na venda ou aluguel de imóveis. Por isso, existem muitas estratégias de Marketing imobiliário que tem como objetivo gerar resultados para corretores e imobiliárias e impactar diretamente suas vendas.

Atualmente, o Marketing digital tem ganho destaque em vários setores da economia, incluindo o mercado de imóveis. Isso acontece porque esse é um modelo que demanda um investimento relativamente baixo para o potencial de resultados que apresenta.

Quando abordamos o assunto Marketing imobiliário digital, estamos falando sobre um tema que cresceu e evoluiu de forma considerável nos últimos anos. Estar presente na internet não é mais considerado um diferencial, é algo essencial para o profissional que busca aumentar sua carteira de clientes e mostrar que tem autoridade e credibilidade no mercado imobiliário.

Essa é uma área nova que está em constante mudança, por isso é necessário estar sempre bem informado e por dentro das novas práticas de Marketing digital imobiliário para estar a frente da concorrência. Pensando nisso, separei X tendências de Marketing digital imobiliário para o ano de 2017 para colocar em prática a partir de já!


1) Crescimento da busca de imóveis pelo celular

Utilizar a internet pelo celular já é uma realidade de grande parte dos brasileiros. Mas você sabia que a maior parte das pessoas prefere o smartphone para realizar qualquer tarefa? Uma reportagem da revista Exame aponta que em 2016, o número de pessoas que utilizaram banda larga fixa foi bem menor do que os que utilizam banda larga móvel, e 73% dos brasileiros que possuem um smartphone se recusam a sair de casa sem ele.

Um estudo divulgado pela Folha de São Paulo demonstra que em 2018, o Brasil terá 2 aparelhos de celular por habitante. Isso significa que em 2017 deve ocorrer um grande crescimento do número de aparelhos disponíveis e que já há mais celulares do que desktops no país.

Para o mercado imobiliário esses dados tem um significado especialmente importante: é fundamental estar preparado para a busca de imóveis por smartphones e tablets. Por isso, existem alguns cuidados que você precisa tomar para estar preparado para o acesso via aparelhos móveis. Algumas dicas são:

  • Tenha um site responsivo, ou seja, que se adapta a qualquer tamanho de tela sem cortar ou deformar o conteúdo e layout;

  • Trabalhe com uma ferramenta capaz de enviar e-mails responsivos para que possam ser facilmente visualizados em telas menores;

  • Seja mais objetivo em suas comunicações, ninguém gosta de ler textos longos em telas pequenas.


2) Procura por soluções completas

Outra tendência que se fortalece com o passar dos anos é o fato dos clientes estarem buscando informações cada vez mais completas na internet. A quantidade de dados disponíveis faz com que os clientes se interessem pelas formas mais fáceis de encontrar o que precisam, incluindo os imóveis.

Na era da internet e da tecnologia, os clientes não querem mais perder seu tempo indo até uma imobiliária ou visitando um imóvel sem ter 100% de certeza que o mesmo atende às suas necessidades. Quando falamos em moradia, certamente o primeiro ponto que o cliente considera é a localização exata, ou seja, o endereço.

Dispositivos móveis e aplicativos de localização são feitos um para o outro. Muitos clientes utilizam aplicativos para buscar imóveis em uma região específica, o que significa que seus anúncios ficam excluídos quando você não adere a essa tendência.

Além disso, observar a região em aplicativos como street view é algo cada vez mais comum para as pessoas que realizam buscas na internet. O público procura por todas as informações visando solucionar seu problema da forma mais prática possível. Seja ele comprar algo de pouco valor ou adquirir um imóvel.


3) Decadência dos jornais impressos

Outra consequência da popularização da internet é o esquecimento dos jornais impressos. Assim como o Marketing, o jornalismo se reinventou para atender o comportamento do consumidor conectado. Por isso, a maior parte das grandes publicações do Brasil já possuem versões online e aplicativos.

Isso não significa que o jornal impresso irá desaparecer ou que nenhum corretor irá divulgar imóveis nos jornais. Mas em 2017 será cada vez mais comum investir a verba de marketing em portais imobiliários e sites, onde o investimento tem um potencial muito maior de geração de resultados.

Essa não será somente uma tendência, mas algo que seus clientes irão exigir no momento de confiar imóveis a você, uma vez que o marketing digital tem crescido em todas as áreas e a divulgação online é uma estratégia esperada de quem pretende atrair interessados na compra ou aluguel de imóveis.


4) Excelência no atendimento

Com todas essas possibilidades oferecidas aos consumidores pela internet e pelo marketing digital, os clientes se preparam muito melhor antes de realizar uma compra. Se informam de diversas formas, por isso alguns comportamentos precisam ser colocados em prática e outros evitados para garantir uma boa fama online e offline, além de oferecer um atendimento excelente. Algumas dicas são:

  • Procure se destacar no mercado sendo atencioso. Não conte com a sua memória, utilize um bom sistema CRM e tenha registradas todas as informações sobre seus clientes.

  • Organizar as principais evidências dos seus atendimentos permite que você sempre melhore esse processo.

  • Ter registrado os acontecimentos e datas mais importantes sobre seus clientes possibilita realizar boas ações pós-vendas, fundamentais para garantir indicações e a satisfação dos clientes, e é claro, a sonhada fidelização.

  • Seja você um corretor autônomo ou proprietário de uma imobiliária, não permita ou pratique atitudes sem ética ou duvidosas, isso evita uma fama negativa em portais como o reclame aqui ou entre os seus clientes.


5) Aumento dos preços para anunciar no Google Adwords ou Facebook Ads

Com o Marketing digital se tornando algo praticado por um grande número de profissionais no mercado imobiliário, o público online ficará cada vez mais restrito e as palavras-chaves competitivas, isso aumenta o preço para anunciar nas plataformas.

Para ter bons resultados, a solução é iniciar esse trabalho o mais rápido possível. Para isso, utilize um bom site responsivo e realize uma boa segmentação de público e escolha de palavras-chave, a combinação dessas duas ações tornará sua campanha mais econômica e rentável.


6) Novas formas de comunicação

Essa já é uma tendência consolidada, mas foi incluída nessa lista por estar ganhando uma importância cada vez maior. Com a grande utilização de celulares encontrar novas formas de se comunicar com os clientes é fundamental.

Muitos deles não acessam e-mails ou possuem telefone fixo. Por isso, ofereça opções como WhatsApp, SMS e redes sociais para conversar com seus clientes de maneira mais próxima.


7) Popularização de vídeos

Fazer um vídeo ficou muito mais simples. Não são necessários equipamentos caros e elaborados para criar um vídeo bom. Por isso, também se tornou cada vez mais comum a exposição de produtos e locais por meio de vídeos.

No mercado imobiliário essa tendência aparece de maneira muito forte para divulgar imóveis. Além de mostrar os ambientes com mais detalhes, essa forma de comunicação é privilegiada nas redes sociais gerando uma visibilidade maior para sua página. Por isso, um corretor imobiliário que quer aumentar seus resultados em 2017 não pode deixar de investir nessa estratégia.


8) Mensuração de resultados

Essa é uma tarefa esquecida por muitos corretores de imóveis e difícil para boa parte dos profissionais de Marketing. Porém, é extremamente necessária para verificar quais ações estão funcionando e quais estão gerando impactos negativos em uma campanha de Marketing imobiliário digital.

A boa notícia é que na internet existem muitas ferramentas que auxiliam os profissionais a medirem os resultados de suas ações, e por isso, é muito mais simples medir os impactos de uma campanha online do que de um campanha offline.

Entender quantos contatos determinada ação gera no seu site ou como oportunidades de vendas é essencial para saber se a sua estratégia está funcionando.

Para você, essas são tendências de marketing imobiliário que irão se concretizar em 2017? Conte para a gente se você já precisou se adaptar a alguma delas para garantir suas vendas!

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