Processo de busca de imóveis na internet

  25 de Abril de 2017    

Até o início dos anos 2000, encontrar um imóvel para compra ou locação dependia de que as pessoas ficassem bem atentas aos classificados nos jornais. Ou então, a saída era ir de imobiliária em imobiliária ou passar de rua em rua, bairro em bairro observando as placas para descobrir as opções disponíveis.

Quase 20 anos depois, a internet e os mecanismos de busca alteraram por completo diversas dinâmicas sociais, das mais simples às mais complexas, inclusive a de encontrar um imóvel. As pessoas reduziram suas buscas nos meios offline e passaram a concentrar seus esforços nos meios online. Com isso, naturalmente a disputa pela atenção dos clientes desse nicho ficou ainda mais acirrada.

E para que seus imóveis sejam facilmente encontrados e escolhidos pelos clientes nos meios online, é importante conhecer como tem sido o comportamento dessas pessoas. Acompanhe esse post e descubra como possíveis clientes buscam imóveis na internet e quais as melhores estratégias para atingi-los!

Realização de pesquisas

Quando se trata de um local para moradia ou mesmo abrir um negócio, as pessoas dedicam tempo e atenção para encontrar o imóvel ideal. É o que informam pesquisas recentes na área do mercado imobiliário. Segundo dados informados pelo Google, 90% das pessoas iniciam sua procura pelo imóvel através das barras de pesquisa do site.

E não é só isso: as pessoas procuram por palavras que representem a solução final que elas buscam. Por exemplo: “casa térrea com 4 quartos no Ibirapuera”. Por isso, 95% das buscas não se referem ao nome de imobiliárias ou empresas, mas da metragem do terreno, especificações do imóvel ou informações sobre o bairro ou cidade que gostariam de encontrá-lo.

Isso demonstra que, para fazer uso correto do mecanismo de Google Adwords, por exemplo, é importante que a estratégia trabalhe com palavras-chave específicas, que realmente respondam ao comportamento desse nicho.

Informações com antecedência

A pesquisa do Google também revelou que essas pessoas estão preocupadas em encontrar o local ideal. Isso porque os dados revelam que as buscas ocorrem de 6 a 12 meses de antecedência da efetiva escolha do imóvel, demonstrando que o ciclo de compra de um cliente desse mercado é longo e bastante delicado, exatamente pelo peso da decisão final.

Por essa razão, o mercado de imóveis precisa se atentar em construir uma relação longa e antecipada, que possibilite conquistar a confiança daquele cliente antes mesmo dele decidir qual imóvel deseja.

Isso porque este não é um mercado simples, como o de eletroeletrônicos, por exemplo, em que uma grande ação de marketing funcionará. Mas um nicho de mercado que exige uma ação de marketing duradoura, com a construção e manutenção de um relacionamento. Uma forma de fazê-lo é utilizando ferramentas do Marketing Digital que trabalhem com um ciclo de e-mail Marketing, por exemplo, que deve ser trabalhado paralelamente ao Marketing de conteúdo.

Uso do celular nas buscas

Além disso, as buscas por imóveis na internet também estão sendo realizadas nos dispositivos móveis, além dos desktops. Segundo uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center, instituição que realiza pesquisas para apontar tendências no comportamento das sociedades, 44% das pessoas que navegam em celulares smartphones, utilizam a internet para encontrar imóveis e informações sobre moradia.

Isso significa que, para atender ao comportamento dos clientes, o mercado imobiliário deve estar preocupado em proporcionar sites responsivos (que possua versão mobile, desenvolvida para o celular), objetivos e de uso intuitivo.

Além de satisfazer as necessidades do cliente, que se sente mais confortável para navegar no site, essa preocupação permite que o site seja bem ranqueado no Google, que tem dado maior relevância aos sites responsivos devido ao largo uso de smartphones.

Conteúdo interessa e dá visibilidade

Outras pesquisas demonstram que investir em marketing digital e marketing de conteúdo pode ser crucial para fechar um negócio. Informações da Score Media-Metrix revelaram que de maio de 2013 a julho de 2014, a busca por esse tipo de pesquisa aumentou em 81% e esse número possivelmente teve crescimento de 2016 para 2017. E, segundo o Google, 60% do público que buscava imóveis online também acessaram o Youtube para encontrar informações relevantes e que o ajudassem a decidir.

A produção de conteúdo voltado para esse nicho tem se mostrado eficaz na construção do relacionamento desse cliente. Com uma boa estratégia de Marketing Digital, sua empresa alcança o topo das pesquisas no Google. Além de ser vista primeiro, sua posição também configura autoridade e competência, passando confiança para um início de relacionamento.

Além dessa estratégia, a utilização do AdSense, por exemplo, parece ser uma ótima saída. Esse mecanismo do Google permite a inclusão de propagandas específicas em blogs e sites que abordam o assunto, atingindo clientes que já realizaram alguma busca sobre o tema, aumentando a eficácia de sua estratégia de marketing digital.

Pesquisas relacionadas

Outro comportamento similar que pôde ser observado foi a respeito das pesquisas relacionadas. Pessoas que buscam imóveis na internet apresentam a tendência de também pesquisar por outros três assuntos: ideias de decoração, planejamento da aposentadoria e cuidado infantil.

Pode parecer um pouco aleatório, mas uma pessoa que fez uma recente busca para comprar imóveis têm até 5 vezes mais chances de procurar por temas relacionados à aposentadoria, e estão quatro vezes mais inclinadas a pesquisar por informações sobre cuidado infantil.

Isso porque o momento de realizar uma grande decisão, como a compra de um imóvel, muitas vezes envolve outras grandes mudanças na vida das pessoas: um investimento em uma fonte de renda para o momento de se aposentar ou o planejamento para iniciar uma família.

A busca por decoração é um pouco mais óbvia, afinal, é importante pensar nas características interiores e exteriores daquele novo local de moradia. Assim, muitas empresas têm investido seu orçamento em marketing digital em parte em sites como Pinterest e Youtube, patrocinando anúncios em canais voltados para a decoração e o design de interiores.

Mídias sociais

E claro, ao falar em meios online de divulgação, as mídias sociais não podem ficar de fora. Hoje esse tipo de mídia se tornou bastante útil para a divulgação de produtos, serviços e marcas. As pessoas inclusive usam as mídias sociais para se informarem sobre a qualidade da empresa, realizar um primeiro contato ou até sanar dúvidas mais básicas.

E nesse âmbito o Facebook Ads acaba sendo muito importante para as estratégias de marketing digital. Ele permite direcionar anúncios à públicos específicos, com base em seus interesses, desejos e comportamentos.

As ferramentas dentro dessa plataforma, se bem utilizadas, podem promover um negócio específico, gerar engajamento e até o reconhecimento da marca. Além disso, elas permitem criar anúncios que possibilitem a formação de uma lista de mailing, por exemplo.

Aliando diversas estratégias de marketing digital, você consegue trabalhar o ciclo de vida do cliente, fornecer conteúdos de qualidade, monitorar o comportamento desse possível cliente e mensurar a taxa de sucesso de seu investimento em marketing.

Afinal, como ninguém compra um imóvel do dia para a noite, é importante planejar e investir em um bom relacionamento com clientes que estão planejando alugar ou comprar um móvel futuramente. Isso permite, além de construir a confiança, solucionar possíveis objeções antecipadamente, demonstrar a qualidade de seu produto e, ao final, fechar mais negócios.

Agora que você conhece o comportamento desse nicho de mercado e a forma como essas pessoas utilizam a internet para procurar imóveis, fica mais fácil de planejar estratégias de marketing digital de acordo com seus objetivos e orçamento. Gostou? Baixe nosso Guia prático para vender imóveis pela internet!


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