Processo de aquisição de imóvel nos dias atuais

  22 de Dezembro de 2016    

Muitos serviços e produtos mudaram completamente após a popularização da internet. Foram vários os setores que participaram dessas mudanças, como bancos, supermercados e lojas em geral, e agora oferecem opções exclusivas para a web. A Uber, maior empresa de táxi executivo do mundo, não possui nenhum carro, e o Airbnb, líder mundial em hotelaria, não tem nenhum quarto de hotel.

É bastante claro que a era da informação mudou radicalmente a forma das pessoas comprarem e fazerem pesquisas. Uma dúvida comum dos corretores de imóveis é como a tecnologia realmente afetou o mercado imobiliário e o processo de aquisição de imóveis.

Mercado imobiliário na era digital

O mercado de imóveis é um segmento que tem uma natureza tradicional e cresceu utilizando meios de divulgação offline. Mesmo assim, não é novidade que as pessoas utilizam muito a internet para buscar imóveis, isso já acontece desde os anos 2000.

O que acontece hoje, é que a revolução causada pela internet nos últimos 5 anos mudou a forma com que as pessoas procuram imóveis e informações sobre eles na web. Ter presença digital ou um site simples não é mais suficiente para garantir um bom número de contatos.

Atualmente, existem uma série de práticas de vendas e marketing digital que garantem o sucesso de um profissional imobiliário. Pensando nisso, separei as características mais importantes do processo de aquisição de imóveis na era digital para você avaliar se está desenvolvendo seu trabalho de acordo com as exigências do mercado.

#1 Meios de comunicação

Há alguns anos atrás ter um número de telefone era o suficiente para receber contatos. Agora existem muitas formas de comunicação que são preferidas pelos clientes para realizar uma compra. Entre elas, destaca-se o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do Brasil.


Existem outras ferramentas de comunicação que combinam com as novas formas dos clientes adquirirem imóveis:

  • Formulário de contato no site;

  • Chat Online;

  • E-mail;

  • Redes socias.


Esses canais proporcionam não só uma comunicação rápida, mas também uma facilidade enorme para trocar fotos, documentos, vídeos e audios, algo bastante útil em uma negociação imobiliária. Mas atenção: os clientes buscam velocidade e proximidade. Se você não puder atender tantos canais com eficiência, selecione os mais populares, como WhatsApp e e-mail, e utilize com qualidade.

#2 Horários de busca

Enquanto há alguns anos atrás as pessoas precisam ir até uma imobiliária para procurar imóveis, hoje elas podem fazer isso por meio do celular ou computador. Por isso, atualmente os horários que tem mais busca por imóveis na internet durante a semana são os que os clientes estão no trabalho.


Esse comportamento se deve ao fato de que a internet e os dispositivos móveis tornam possível que as pessoas procurem imóveis de qualquer local. Os picos de horário são 11h, 14h e 15h, não por acaso são os momentos logo antes ou depois do almoço da maioria dos brasileiros, período em que muitos têm dificuldades de se concentrar no trabalho.


Durante o almoço e próximo às 18h esse volume cai, e volta a subir após as 20h. Isso não significa que as pessoas estejam dispostas a atender vendedores durante o horário comercial, uma vez que muitas estão no trabalho e não tem essa possibilidade. Por isso, lembre-se que o expediente do corretor de imóveis continua sendo essencialmente o contra turno.   

#3 Dispositivos utilizados

Ao analisar as buscas durante o horário comercial, percebemos que os clientes preferem o computador, isso se deve ao fato de estarem no trabalho, local em que costumam utilizar um PC. Em contrapartida, ao chegar em casa, o celular se torna a opção preferida de mais de 50% dos brasileiros.

Isso significa que as principais formas de buscar imóveis são pelo smartphone utilizando navegadores e também aplicativos. Esse comportamento exige alguns cuidados dos corretores que estão buscando ter sucesso. São eles:

  • Ter um site responsivo, que permita visualização em telas menores, como de celulares e tablets, sem prejudicar o layout ou usabilidade, e sejam fáceis de utilizar no desktop;

  • Divulgar o endereço dos imóveis, já que esse é um ponto fundamental para um empreendimento ser encontrado por aplicativos e portais online que utilizam a localização para fazer as buscas;

  • Estar presente nas redes sociais, já que são plataformas muito acessadas pelos clientes em seus celulares nos momentos de lazer;

  • Utilizar canais de comunicação online com eficiência para responder clientes que não estão disponíveis para atender ligações.

#4 Anúncios completos

Essa é outra questão que mudou após a popularização da internet. Atualmente, as pessoas se informam muito mais antes de realizar qualquer negócio, principalmente de alto valor, como é o caso da compra ou aluguel de imóveis.

Por isso, ao buscar por um imóvel, os clientes esperam encontrar anúncios completos com todas as informações, sendo as principais:

  • No mínimo 10 fotos do imóvel para que seja possível ter uma ideia de como ele realmente é;

  • Descrição completa de todos os cômodos, incluindo acabamentos e itens que estão inclusos;

  • A listagem total de custos como condomínio, IPTU, comissão e preço;

  • Endereço exato para se informar sobre a região, vizinhança, pontos de ônibus e até verificar o imóvel em aplicativos como street view.

#5 Atendimento offline

Apesar de todas as mudanças, a visita ao imóvel ainda é um ponto necessariamente offline. Mas o que os clientes de hoje esperam dessa etapa da venda? É importante ter em mente é que essa não é mais uma fase de conhecimento do imóvel como era antigamente, mas uma fase de confirmação do que foi visto na internet. Por isso, a função do corretor agora é não frustrar o cliente.

É importante voltar a atenção novamente ao anúncio do imóvel que deve ser bastante claro com relação às características e detalhes do imóvel. Por isso, não omita o endereço, utilize boas fotos recentes e descreva tudo com a maior precisão possível. Essas ações irão te ajudar a atender as expectativas do seu cliente e ter sucesso na visita ao imóvel.

#6 Processo longo

Com todos esses pontos abordados com relação ao processo de aquisição de imóveis nos dias atuais, ficou bastante claro que se tornou um ciclo complexo e longo. Antes quando um cliente tinha a intenção de encontrar um imóvel recorria ao corretor e a imobiliária e iniciava a negociação.

Hoje, esse processo começa muito antes, quando os clientes procuram imóveis online. Por isso, ao captar um contato no seu site não espere que conseguirá resultados rápidos, uma vez que esse processo de compra já é naturalmente longo e se tornou mais complexo com o uso da internet.

#7 A busca de imóveis online é a preferida dos clientes

A combinação do cliente imobiliário com as soluções da web para esse mercado deu muito certo e com certeza já é uma tendência consolidada. Hoje os clientes preferem buscar imóveis na internet do que em qualquer outro meio e só recorrem ao corretor quando tem realmente interesse. Pesquisas apontam que 90% das buscas de imóveis no Brasil são originadas na internet.

Há alguns anos ocultar informações sobre os imóveis para fazê-los procurar a imobiliária era uma alternativa que funcionava. Atualmente, os clientes podem ver fotos, entrar em contato, comparar opções e fazer todo tipo de pesquisa pela internet. Por isso, esconder informações, como o endereço do imóvel, só terá como resultado afastar oportunidades de negócios.   

Você está por dentro do processo de aquisição de imóvel na atualidade? Com essas dicas será muito mais simples escolher as ações certas de marketing e vendas para ir de encontro com as expectativas dos seus clientes. Se você tem dúvidas sobre como começar, clique aqui e entenda como é simples ter um site completo!


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