Por que a velocidade do site da sua imobiliária tem impacto nas vendas?

  05 de Maio de 2016    

Velocidade de carregamento das páginas ou page speed se refere ao tempo necessário que a página de um site seja completamente carregada no navegador do visitante. Esta velocidade depende de diferentes fatores (indo da hospedagem ao design do site) e precisam ser otimizados. De fato, a velocidade importa tanto para os visitantes como para os buscadores. Visitantes são mais propensos a abandonar sites que demoram para carregar e o Google certamente penaliza sites que são lentos. Além disso, sites rápidos geram mais conversões.


Velocidade do site é importante para o Google


2010 foi o ano em que o Google anunciou que iria considerar a velocidade de carregamento como fator de ranqueamento no resultado das buscas. O Google vem utilizando isso como critério há alguns anos, seu objetivo é proporcionar uma melhor experiência de internet para navegantes.


A lógica por trás disso é simples:


1 - Quando um site é rápido, o Google consegue ler com mais facilidade e velocidade suas páginas resultando em um maior número de páginas indexadas no buscador.


2 - Não podemos esquecer a maior fonte de receita do Google vem de anúncios, ou seja, é extremamente importante que as empresas continuem investindo as fortunas que investem em anúncios no buscador. Só que para que o resultado dos investimentos sejam melhores a performance dos sites passa a ser crucial. Muitas vezes, um visitante clica em um anúncio e pelo fato da página demorar para carregar ele acaba indo embora, desperdiçando cliques que não vão resultar em vendas. Essa questão fica ainda mais crítica a medida que a utilização de smartphones em redes 3G e 4G passa a ser uma das principais formas de se acessar a internet.


Velocidade do site é importante para os usuários


1 - Se o site é rápido, as chances do visitante permanecer no site é maior já que o tempo de navegação entre as páginas será menor, sua experiência será melhor e ele terá mais oportunidade de conhecer seus produtos. (sem dúvida também existem outros fatores que implicam na conversão)


A velocidade de carregamento das páginas dependem de vários fatores, porém alguns tipos de site são altamente impactados por este fator. Entre eles, podemos citar, site de e-commerce e sites imobiliários.


Para ser ter uma idéia, o Walmart identificou que seu site era o mais rápido dentre os sites do varejo, e por isso, eles decidiram investir ainda mais na performance do site.

Para 1 segundo que eles otimizavam no carregamento das páginas, sua taxa de conversão aumentava 2%.


Para cada 100ms otimizados, um aumento de 1% na receita era obtido (fonte).


Ou seja, mesmo para uma pequena queda de performance haverá uma um queda na taxa de conversão já que os visitantes tenderão a abandonar o site mais facilmente.


Vejamos os resultados dos maiores portais imobiliários do Brasil:


  • Viva Real é o portal com melhor performance de carregamento


Performance viva real



  • Em segundo vem o Zap


Performance zap


  • Em terceiro vem o ImóvelWeb


Performance imovelweb




Não é à toa que o VivaReal é um dos portais que mais cresceu nos últimos anos. Obviamente existem uma série de outros motivos, mas certamente o fator de performance contribui e muito tanto no ranqueamento quanto nas taxas de conversão oferecidas pelo portal


Certamente isso pode ser utilizado como um dos fatores no momento de se considerar em quais portais investir bem como em qual plataforma de site para imobiliárias contratar.



Como dissemos anteriormente, a otimização de um site depende de diversos fatores. Dentre eles podemos citar:


1 - Plugins não otimizados.  Ainda hoje encontramos sites que utilizam tecnologia Flash. Além deste sites não funcionarem em grande parcela de smartphones, o Google penaliza muito os sites que utilizam esta tecnologia.


2 - Imagens pesadas. É fundamental que as imagens utilizadas no site, sejam devidamente comprimidas (sem perder qualidade) para que o seu carregamento e consequentemente das páginas seja melhor. Por isso, o Imobilinks já faz a aplicação de marca d`água e compressão das imagens para todas as fotos colocadas nos anúncios dos imóveis.


3 - Plugins sociais. Por mais que seja uma excelente forma de aumentar o número de potenciais clientes que se relacionam com nossas marcas os plugins sociais são vilões do carregamento de páginas. Considere não utilizá-los em todas as páginas do seu site.


Existem uma série de outros fatores que impactam na performance do site. Para isso, listamos abaixo algumas ferramentas que podem ser usadas para fazer esta análise.


Como analisar a performance do meu site?


Seguem as as principais plataformas para análise de performance de sites:

www.marketingimobiliario.imb.br


Ferramenta especializada na análise de performance de sites do mercado imobiliário


Marketing imobiliários performance site



Google speed insights


Ferramenta oferecida pelo Google para análise de performance de sites


Google spee insight



teste o seu site imobiliário



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O Imobilinks oferece em uma solução integrada site e sistema para corretores de imóveis e imobiliárias. Nossos modelos de site são otimizados para todos os dispositivos incluindo tablets, smartphones e SEO. Pelo sistema é possível exportar anúncios para diversos portais imobiliários e redes socias.

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