Por que todo corretor de imóveis deve ter o registro de seus atendimentos

  26 de Julho de 2016    

No mercado imobiliário muito se fala sobre aumento captação de leads ou novos clientes e retorno de investimentos de marketing,  mas proporcionalmente, muito pouco se fala sobre a gestão dos atendimentos. Por que será? Apenas novos clientes possuem potencial para compra? E aquele cliente que foi captado há três ou seis atrás, ainda está no mercado? Será que para ele agora o momento está mais favorável? Quais foram os imóveis que ele visitou comigo? O que ele achou desses imóveis? Entrou algum imóvel novo que atende o perfil de interesse deste cliente?


Certamente ter todas as respostas para essas perguntas de cabeça não é possível ou no mínimo não é eficiente. Sendo assim, ter o registro dos atendimentos é um dos ítens que sem sombra de dúvidas cria o maior diferencial entre os corretores de imóvel.

É muito provável que ao revisar uma lista de clientes que foram captados nos últimos meses, alguma venda acabe acontecendo. A grande questão é que são muito poucos os profissionais que fazem isso, e ao invés de tirar o máximo de proveito dos clientes já captados, estão em busca de novos clientes, o que é caro. 

Pare para pensar que um cliente que já foi captado, já está pago, ou seja, o investimento de marketing necessário para obter os dados de contato daquele cliente já foi gasto. Sendo assim, quanto melhor aproveitada for a base de clientes existentes, maior será o retorno sobre investimentos de marketing e mais lucrativa será a imobiliária e/ou o corretor de imóveis.

A seguir vamos falar sobre formas de se manter todos histórico de atendimento e como isso pode ser aplicado no dia a dia de corretores de imóvel e imobiliárias.

Cadastro

Tudo começa pelo cadastro. Em primeiro lugar deve se ter o cadastro do cliente com o máximo de informações possível como:
Nome completo, telefone residencial, celular, comercial, WhatsApp e email. Além disso, é importante saber se o cliente é um cliente interessado ou é um proprietário de um imóvel que deseja colocar o imóvel a venda ou para locação.

No caso de ser um cliente interessado, é fundamental saber o perfil de interesse de imóvel, ou seja, que tipo de imóvel ele deseja, faixa de valor, bairros desejados, tipo de negócio (compra ou locação), metragem mínima, número de quartos, vagas e etc.

No caso de um proprietário, é fundamental ter o cadastro do imóvel associado aos dados do proprietário.

Anotações

Uma vez com o cadastro do cliente completo, certamente haverão diversos pontos de comunicação como telefonemas, trocas de email, WhatsApp, reuniões e etc.

Mantenha o histórico de todas as conversas com cada cliente. Em alguns dias será muito difícil lembrar do resultado de uma reunião ou o que foi dito em um telefone. Muitas vezes, nestes detalhes está a chave para realização da venda.

Agenda

Tenha uma agenda com todos os compromissos do dia a dia da corretagem de imóveis. É bom que seja possível ter uma visão geral como todas as visitas, escrituras e outros compromissos agendados na semana, mas também é bom ter a visão do histórico de visitas por cliente para que seja fácil saber todas as visitas e imóveis que um determinado cliente já foi levado.

Utilização de um sistema

Tudo que foi dito até agora pode perfeitamente ser feito com a utilização de uma agenda de papel ou de uma planilha. De qualquer forma, utilizar um sistema que consolide todas essas informações é um grande diferencial para corretores e imobiliárias.

O Imobilinks permite o cadastro de seus clientes (interessados e proprietários) e realiza o cruzamento do perfil de interesse dos clientes com os imóveis existentes na base de dados da imobiliária. Isso é fundamental para alertar o corretor de que um novo imóvel que foi captado atende o perfil de interesse de um cliente que muitas vezes pode ter sido captado há meses ou anos atrás.

O sistema também permite ter todas as anotações de conversas reuniões e emails bem como o histórico de visitas associado a ficha do cliente. Também é possível anexar documentos e enviar emails com a apresentação de imóveis diretamente de dentro da plataforma.

Segmentação

É muito útil poder agrupar clientes que possuem perfil semelhante. Isso pode agilizar muito o processo de comunicação seja por telefone, email e até mesmo WhatsApp.

Segurança

Todas as informações referentes a atendimento a clientes são extremamente sigilosas. É fundamental que essas informações estejam armazenadas em locais seguros onde seja possível ter controle de quem tem acesso a esses dados.

O importante é ter em mente que ter o máximo de informação em relação aos clientes é fundamental e torna o atendimento muito mais fácil. São essas informações que servirão como base de apoio ao corretor de imóveis durante o atendimento.

Caso você não utilize nenhum sistema ou o sistema atual não ofereça essas funcionalidades ou é difícil de usar, convidamos você a conhecer o Imobilinks e ver como uma ferramenta como este pode ajudar a corretores de imóvel e imobiliária a melhorar a organização de seus atendimentos e agilizar o processo de divulgação de imóveis por meio do criador de sites e integração com portais imobiliários.


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O Imobilinks oferece em uma solução integrada site e sistema para corretores de imóveis e imobiliárias. Nossos modelos de site são otimizados para todos os dispositivos incluindo tablets, smartphones e SEO. Pelo sistema é possível exportar anúncios para diversos portais imobiliários e redes socias.

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