Lições a se tirar de um negócio não fechado

  15 de Abril de 2016    

Não fechar uma venda não significa, necessariamente, tempo perdido. Você pode tirar lições da experiência e se tornar um corretor cada vez melhor. Se você para e analisa como foram as negociações, tem acesso a dados preciosos que ajudam a melhorar a maneira como você se comunica com clientes em potencial, como se relaciona com estas pessoas e como escolhe os melhores imóveis para quem procura a sua imobiliária. Tudo isso contribui para que você se torne um dos melhores profissionais da área!

Não fechou um negócio? Sem problemas, o resultado pode ser melhor na próxima vez. Especialmente, se você considerar estas cinco lições que podem ser aprendidas com a experiência:

4 lições que você pode tirar de uma venda que não foi concluída

1. Como melhorar o atendimento aos potenciais clientes

Comece respondendo às perguntas:

  • Que fatores influenciaram no não fechamento da venda?
  • Quantos destes fatores você pode mudar em uma próxima negociação?

Esta avaliação é essencial para que você não tire uma, mas várias lições de uma venda que não foi concluída. Por exemplo: os potenciais clientes decidiram comprar uma casa mostrada por outro corretor? Nesse caso, analise se as ofertas mostradas por você correspondiam às necessidades apresentadas pelos clientes ou se faltou comunicação. Também é importante avaliar a agilidade das suas respostas e se você foi tão acessível quanto os clientes gostariam. Liste todos os pontos que poderiam ter sido melhores e garanta um melhor resultado na próxima negociação.

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2. Seja mais rápido do que a concorrência

Algumas vezes você pode perder uma venda não porque os potenciais compradores perderam o interesse no negócio, mas porque outro corretor conseguiu fechar a venda antes de você. Algumas vezes, os seus clientes até tinham grande interesse em adquirir o imóvel, mas a demora em fazer uma oferta deu chance à concorrência.

É lógico que isso não significa que você deve pressionar ou apressar a decisão dos seus clientes. Mas avalie: será que se você mostrasse mais fotos do imóvel o processo não teria sido mais rápido? Ou se você tivesse sido mais ágil em responder as dúvidas dos seus clientes? Oferecer um atendimento de qualidade e ágil é essencial para que o corretor garanta mais vendas.

3. Como lidar com imprevistos

A venda também pode não ter sido concluída porque surgiram imprevistos no meio da negociação e, por algum motivo, você não soube lidar bem com eles. Isso é algo normal em qualquer profissão. Exemplos de imprevistos que podem acontecer: o vendedor desistir da venda, os compradores decidirem que querem um imóvel com outras características, financiamentos não aprovados e descoberta de problemas no imóvel. Quando algo assim acontece é preciso descobrir o que poderia ter sido feito diferente para que o mesmo problema não impeça novas vendas. Este aprendizado é essencial para que você se torne um profissional experiente, pronto para lidar com adversidades.

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4. Vendas não concluídas ainda podem render novos contatos

Por fim, vale citar a lição: não é porque a venda não foi fechada, que você não pode aproveitar a oportunidade para aumentar o seu networking. Novos contatos são essenciais para o sucesso no ramo imobiliário! Guarde o contato dos clientes que não concluíram a compra e do vendedor do imóvel.

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