Girias e termos do dia a dia do corretor de imóveis

  02 de Março de 2016    

Cada profissão tem as suas peculiaridades. Não é difícil reconhecer um jornalista, por exemplo, se você prestar atenção em certas palavras que o profissional usa para se expressar. Foca, deadline e freela são alguns dos termos e gírias mais usados por pessoas que se formam em jornalismo. Não é diferente com quem trabalha com venda e aluguel de imóveis. Corretores também têm seu próprio dicionário de termos e gírias que ajudam a simplificar a comunicação com colegas de trabalho no dia a dia. Será que você já conhece as principais palavras usadas na área? Confira:

Conheça as gírias e termos mais usados por corretores de imóveis

Fifty 

Não são raros os casos em que um cliente começa a ser atendido por um corretor, mas conclui a compra com outro. Nesse caso, é justo que a comissão seja dividida entre os dois corretores que trabalharam na venda. Nessas situações é utilizada a gíria Fifty (50% da comissão para cada corretor).

Rodízio ou roleta 

Quando a imobiliária está fazendo um plantão de vendas - para apresentar apartamentos de um novo prédio residencial, por exemplo - cada corretor deve ficar no local por certo período de tempo. A roleta, ou rodízio, é o sorteio que determina qual será a ordem dos corretores. 

Pirata 

O período antes de um imóvel ser lançado é chamado de Pirata pelos corretores. Alguns profissionais da área acreditam que esta seja uma fase com excelentes oportunidades para fechar vendas. 

Na planta

Termo usado para se referir a imóveis que ainda estão em fase de construção. Muitos compradores em potencial preferem comprar na planta, porque assim é possível conseguir apartamentos com preços mais acessíveis. Plantões para apresentação de imóveis que ainda estão sendo construídos são ações bastante comuns entre as imobiliárias. 

Calça branca

Quando alguém inicia na profissão de corretor, é conhecido como calça branca. 

Sujar a calça

No ramo imobiliário sujar a calça é uma expressão com significado positivo. Depois que o corretor faz a sua primeira venda - e ganha a primeira comissão - se diz que ele sujou a calça. Ou seja, deixou de ser um calça branca, não é mais um novato. 

Bulula

Clientes que passam por todo o processo de atendimento - preenchem cadastros, conversam com corretores, falam sobre suas preferências e necessidades e vão conhecer imóveis - mas não concluem a compra são conhecidos no meio imobiliário como bulula.  

Bear market 

Palavra com origem na língua inglesa, usada para se referir a mercados que apresentam poucas chances de vendas (mercados em baixa).  

Valor de mercado 

Expressão muito utilizada no mercado imobiliário para fazer referência ao valor de determinado imóvel segundo as leis de oferta e procura do momento em que a casa ou apartamento estão à venda. O valor de mercado é usado como referência para que o proprietário defina quanto espera ganhar com a venda. Casas acima do valor de mercado costumam demorar mais para serem vendidas, enquanto aquelas oferecidas por preços menores do que o valor de mercado, geralmente, são vendidas rapidamente.  

Leads

Hoje em dia, corretores também precisam estar por dentro do significado de alguns termos, utilizados pelo marketing, que fazem muita diferença na hora de divulgar imóveis e captar clientes nos meios online. Um destes termos é lead. Quando uma pessoa demonstra interesse pelos produtos de uma determinada empresa, ela é classificada dessa maneira. Por exemplo, se um internauta entra na página da imobiliária, pesquisa por um imóvel e envia uma mensagem solicitando mais informações, ela se torna um lead. Podemos resumir dizendo que leads são clientes em potencial. 

Segmentação de leads

Tão importante quanto saber o significado do termo lead é saber o que fazer com esta informação. Depois de criado um banco de contatos de clientes em potencial, é necessário classificar estes contatos - ou seja, fazer a segmentação dos leads. Nesta etapa os leads são classificados em diferentes categorias (por estágio em que estão na jornada de compras, por exemplo). A partir desta classificação é possível fazer uma nutrição de leads melhor direcionada. 

Funil de vendas

Funil de vendas é um termo relacionado à jornada de compras do consumidor. Vai desde o momento em que o internauta toma conhecimento dos seus produtos até o momento em que a compra é concluída. Saber em que parte desta jornada o cliente em potencial está é essencial para que a empresa possa conduzi-lo até que o negócio seja, de fato, fechado.

Call to action

Podemos traduzir call to action, ou CTA, como "chamar para a ação". Este é um recurso muito utilizado pelo marketing para garantir que o relacionamento com o cliente terá continuidade. Geralmente, são solicitadas ações para fazer download de arquivos (que sejam de interesse do cliente em potencial), para preenchimento de cadastro e para acessar links com mais informações sobre determinado assunto. 

Links patrocinados

Os links patrocinados são uma forma econômica e eficiente de divulgar o seu negócio na internet. Na maioria dos casos, a empresa só paga por clique que o anúncio receber (algumas vezes, o pagamento só é feito quando a venda é concluída). Uma das vantagens deste tipo de divulgação é que os links são segmentados por perfil de interesse. Os anúncios dos seus imóveis, por exemplo, aparecerão apenas para internautas que fizerem pesquisas relacionadas a eles.  

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