Gestão de atendimento imobiliário: 6 erros que você deve evitar

  31 de Agosto de 2015    

Atender bem seus clientes é a melhor forma de fidelizá-los. Isso vale para todas as áreas de atuação e especialmente para aqueles que dependem do contato direto com eles para trabalhar, como é o caso de um corretor de imóvel — que nada mais é do que um vendedor de sonho.

Uma boa gestão de atendimento é essencial para qualquer empresa do ramo mobiliário e alguns problemas podem afugentar de vez os seus clientes (e isso é mal sinal para o seu negócio). Conheça os 6 erros que você deve evitar no atendimento a clientes em seu trabalho como corretor de imóvel:

Ser um corretor inconveniente

Você não gostaria que um vendedor te telefonasse todos os dias, certo? Portanto, não seja um corretor chato e insistente que perturba a paz alheia. Saiba que ligar o tempo todo é uma atitude desesperada e você ainda corre o risco de perder a venda. Seja, acima de tudo, agradável, proativo e preparado para as horas em que o cliente precisar da sua assistência. A aquisição de um imóvel é muito importante na vida de qualquer pessoa e fazer isso com pressão é algo arriscado.

Perder tempo e não ser ágil nas respostas

Tempo é, literalmente, dinheiro quando falamos de imóveis. Geralmente, os clientes têm pressa e atendê-los prontamente faz do seu nome uma marca de prestígio no mercado. Seja um vendedor ágil e prestativo quando seu cliente precisar de informações sobre qualquer parte do processo, desde a procura até o contrato. Isso com certeza o destacará no concorrido ramo imobiliário.

Não ter o pleno conhecimento do mercado

Estar atento às mudanças do mercado de imóveis é essencial para qualquer corretor. Dessa forma, você conhece sua concorrência e sabe o que dá certo ou errado e ainda aprende como atender da melhor maneira seus clientes, quais são suas demandas e expectativas. Afinal, você precisa saber o que está vendendo para transmitir segurança aos compradores e conquistar sua clientela.

Não usar um sistema de gestão dos contatos

O sistema de gestão de contatos, é um tipo de abordagem que insere o consumidor como o mais importante no procedimento de negócios, com a função de notar e antecipar as suas demandas.

O primeiro contato com seu cliente em potencial tem como objetivo colher informações que vão ajudar o corretor a encontrar da melhor forma o que ele precisa. Esses dados são lançados no sistema imobiliário, uma ferramenta importante para atender com mais precisão os contatos de sua corretora. O bom uso de um sistema pode te ajudar a saber quando um imóvel que acaba de entrar na sua carteira é a opção perfeita para aquele cliente antigo, por exemplo, melhorando seu atendimento e a satisfação dos seus consumidores.

Não ter um bom relacionamento com seus clientes

Você gosta de ser bem atendido em qualquer estabelecimento e ter um bom relacionamento com quem está a sua volta, não é mesmo? Seus clientes também procuram uma ótima relação com o corretor de imóveis, afinal, a compra do bem é um passo importante e um investimento significativo. Como em qualquer decisão de tamanha importância na vida de uma pessoa, é preciso de uma ótima assistência para que tudo dê certo. Seja um profissional transparente, ético, sincero e você conquistará uma clientela mais do que fiel. Tenha certeza que não ter um bom relacionamento com seus clientes pode prejudicar suas vendas.

Ser apenas um vendedor de características

Qualquer pessoa que procura um imóvel para comprar quer saber muito mais que apenas suas características físicas. Ele quer saber quais os benefícios que vai ter com a aquisição do bem, como isso impactará sua vida, sua família, sua rotina, etc. Por isso, é muito importante que você esteja preparado para ir além de ser um vendedor de imóveis. É necessário se dedicar e entender as demandas reais para encontrar o que seu cliente precisa. Um bom atendimento a clientes passa pelos mínimos detalhes e quanto mais seu esforço e cuidado for percebido, mais você conquista o consumidor.

E você, conhece algum erro fatal quando o assunto é gestão de atendimento imobiliário? Comente e conte para nós a sua opinião!

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