Exclusividade no mercado imobiliário

  24 de Janeiro de 2017    

Muitos corretores têm dificuldades de trabalhar com a exclusividade de imóveis. Conseguir a exclusividade no mercado imobiliário é uma das vantagens de possuir o registro junto ao CRECI, uma vez que somente profissionais credenciados podem garantir a exclusividade legalmente.

Ter um contrato de exclusividade garante vantagens para o proprietário do imóvel e também para o corretor ou imobiliária que está intermediando as negociações. Você sabe quais são elas? Separamos as principais vantagens para cada uma das partes e ainda algumas dicas para captar com exclusividade!

Vantagens da exclusividade no mercado imobiliário para o proprietário

Conseguir melhores ofertas

Um imóvel anunciado por várias imobiliárias passa para o cliente a sensação de desespero para vender. Isso significa que é possível que o potencial comprador pense que o vendedor está ansioso para vender ou locar seu imóvel. Nessa situação, a chance de receber ofertas mais baixas aumenta, ou seja, seu imóvel é desvalorizado pelo mercado.

Com a exclusividade imobiliária, o corretor responsável pela negociação tem controle das ofertas e consegue medir melhor qual está sendo a aceitação do mercado com relação aos preços. Além disso, demonstra profissionalismo, fazendo com que seus imóveis recebam ofertas condizentes a uma negociação profissional, tornando-o valorizado.

Evitar multiplicidade de negociação

Um problema comum de o mesmo imóvel estar disponíveis em várias imobiliárias é a multiplicidade de negociações. São diferentes corretores negociando com muitos clientes, que podem inclusive ligar para todas elas e ver onde consegue o preço mais baixo.

Isso significa que o nem proprietário e nenhum dos profissionais envolvidos tem o controle do que está sendo conversado e negociado. Dessa forma, a chance a chance de se fazer um bom negócio diminui.

Várias negociações também podem levar ao proprietário tomar uma decisão precipitada, fechando o negócio por um determinado valor enquanto há outra negociação mais vantajosa acontecendo com outro profissional imobiliária. Ter vários negócios abertos sem um controle podem levar a diversos prejuízos.

Ter um profissional cuidando exclusivamente da negociação

Já está claro que negociar um imóvel sem controle pode trazer várias desvantagens para o proprietário. Se inteirar de tudo que ocorre nas diferentes imobiliárias em que o imóvel está sendo anunciado pode ser um processo um tanto trabalhoso. Essa é uma das vantagens de um único profissional cuidar da negociação.

O atendimento é realizado de forma padronizada, o vendedor está no controle e até onde pode chegar com cada cliente e que propostas pode conseguir, já que adquire a dimensão do potencial do imóvel quando participa de todos os processos e atendimentos. Além disso, esse profissional fica responsável de informar tudo ao proprietário do imóvel, que tem controle de todo o processo de forma simples.

Não passar por situações desconfortáveis com conhecidos

Especialmente em cidades de pequeno e médio porte, pessoas conhecidas podem visitar e se interessar por um imóvel. Muitas vezes, já sabendo quem é o proprietário. Isso significa que se elas se sentirem prejudicadas na negociação ou receberem vários preços diferentes é algo que pode criar uma situação embaraçosa. Por isso, é uma questão que vale a pena ser analisada.

Vantagens da exclusividade para o corretor de imóveis e imobiliária

Privacidade na visita

Um ponto que é bastante positivo para o vendedor na exclusividade imobiliária é a privacidade na hora de visitar o imóvel com seus clientes.

Poucas coisas em um atendimento são tão desagradáveis como dividir o espaço com outro corretor imobiliário e interessados no momento da visita. Certamente seu cliente não ficará tão a vontade e as suas chances de fechar o negócio diminuem bastante.

Já com o modelo de exclusividade, o corretor garante total privacidade na visita, pode organizar o imóvel e os horários da forma que achar melhor para ter mais resultados nessa etapa da venda.

Investir em divulgação

Quando se trabalha com exclusividade, o corretor tem a possibilidade de investir mais na divulgação do imóvel, como contratação de fotógrafo para tirara fotos profissionais, criar vídeos e divulgar nos portais imobiliários. Essas são atividades que demandam tempo e dinheiro e quando não se trabalha com exclusividade fica bem complicado realizar este tipo de ação.


Aumento da carteira de clientes

Se você tem alguma experiência no mercado de imóveis, sabe que cada novo imóvel captado é uma chance de atrair novos clientes. Se um imóvel está disponível em várias imobiliárias esses novos clientes se dispersam entre todas elas e não acrescentam muito a carteira de clientes de nenhum dos corretores envolvidos.

Já em uma negociação com exclusividade, todos os clientes interessados em um determinado perfil de imóvel, virão até você ou sua imobiliária. Isso aumentará a base de clientes que você tem para trabalhar, já que todos estão interessados em um mesmo perfil de imóvel e apenas um deles irá concretizar a compra ou locação.

Dicas para captar com exclusividade

São muitas as vantagens de trabalhar com exclusividade no mercado imobiliário, seja para o corretor ou para o proprietário. Sabendo disso, trouxemos algumas dicas para você captar imóveis com exclusividade e aumentar seu faturamento!

Seja líder de mercado na sua região

Para captar um imóvel com exclusividade é necessário convencer o proprietário de que você é o profissional mais qualificado para negociar imóveis em sua região. Para isso, é ideal que você seja reconhecido como líder de mercado.

Conhecer a cidade, a estrutura e acessos dos bairros são pontos fundamentais para mostrar ao proprietário de que você está apto para trabalhar o imóvel. Além disso, ter um bom site e alguns cases de sucesso podem colaborar com o seu reconhecimento no mercado.

Saber explicar as vantagens da exclusividade para o proprietário

Após convencer o proprietário do imóvel de que você é qualificado para negociar o imóvel, é necessário mostrar para ele quais são as vantagens da exclusividade para ele, e os problemas que um imóvel anunciado em várias imobiliárias pode trazer.

Aborde pontos como evitar situações desconfortáveis, ter controle do processo e conseguir melhores ofertas para mostrar para o dono do imóvel que a exclusividade traz vários benefícios para quem procura vender ou alugar.

Mostrar que o imóvel é mais valorizado pela imobiliária e corretor

Para te ajudar a captar com exclusividade, você também pode mostrar um aspecto positivo muito importante para o proprietário do imóvel: imóveis captados com exclusividade são mais valorizados por corretores e imobiliárias.

Esse é um ponto comum entre a maior para dos profissionais imobiliários. Todos reconhecem que existe um nível de dificuldade na hora de captar com exclusividade, por isso esses imóveis tem mais valor para os corretores. São prioridade na hora de mostrar imóveis a clientes e são negociados com mais cautela, o que é uma grande vantagem para o proprietário.

A exclusividade no mercado imobiliário traz muitas vantagens para o profissional de imóveis e para quem quer vender ou locar um imóvel. Para ter sucesso nesse tipo de captação é fundamental que o corretor conheça todos esses pontos e tenha capacidade de demonstrar esse cenário para o proprietário do imóvel.


Essas dicas certamente vão ajudar a conseguir mais contratos de exclusividade! Você gostou dessas dicas e tem alguma sugestão para quem quer captar mais imóveis com exclusividade? Deixe seu comentário!


3 avaliações, média 5.0 de 5

Sobre o Imobilinks

O Imobilinks oferece em uma solução integrada site e sistema para corretores de imóveis e imobiliárias. Nossos modelos de site são otimizados para todos os dispositivos incluindo tablets, smartphones e SEO. Pelo sistema é possível exportar anúncios para diversos portais imobiliários e redes socias.

  Contato

Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente,
140 sala 302 - Gávea

  Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 9h00 as 18h00

  Siga-nos nas Redes Sociais