Dicas para valorizar o imóvel para venda

  25 de Abril de 2017    


Não é nenhuma novidade que tornar um imóvel mais atrativo facilita a negociação e a venda. No mercado de imóveis, deixar um imóvel mais atraente é conhecido como “valorizar o imóvel” e como o próprio termo já diz, agregar a ele um valor maior. Existem muitas formas de valorizar um imóvel. Separei as principais para que você consiga fechar vendas rapidamente!

Veja com o olhar do cliente

A primeira dica para valorizar um imóvel é bem simples, mas muitas vezes é esquecida por corretores e proprietários. Tente ver o imóvel que você está apresentando com o olhar do cliente. Esse ambiente parece agradável e tem um alto valor para você? Se a resposta foi não para alguma das duas perguntas é preciso reavaliar o que pode estar atrapalhando sua venda.

Deixe o ambiente aconchegante

No momento da visita ao imóvel, a ideia é que o cliente sinta-se em casa. É necessário que quando estiver conhecendo o imóvel a pessoa consiga se imagina vivendo lá, afinal nem todos tem a sua experiência para reconhecer um alto potencial em meio a bagunça ou em um ambiente desagradável.

Sendo assim, é função do vendedor tornar o ambiente aconchegante para o cliente. Organize os itens básicos, mesmo que o imóvel esteja vazio tente passar um ar de “habitado”. Algumas ideias são:

  • Dê descarga e abaixe a tampa dos vasos sanitários;

  • Ligue o ar condicionado se estiver calor;

  • Utilize uma música ambiente;

  • Abra as cortinas;

  • Decore suavemente o ambiente com flores, por exemplo.

Verifique a pintura e outros acabamentos

Independente da estrutura do imóvel, um acabamento novo pode fazer toda a diferença no momento da venda. Isso vale para imóveis novos ou antigos e vou explicar porque:

Imóveis novos

Será difícil fazer seu cliente acreditar que será um dos primeiros moradores de um imóvel se a pintura estiver deteriorada e os acabamentos desgastados. Por isso, para convencer seu cliente é preciso que estado do imóvel seja condizente com a sua qualidade. Além disso, uma pintura nova e acabamentos conservados criam um ótimo clima, valorizando ainda mais sua venda.

Imóveis antigos

O primeiro ponto pelo qual você deve verificar a pintura e acabamentos de um imóvel antigo é que mesmo que você diga para seu cliente que o imóvel não é novo, a assimilação que ele fará será outra, dando mais valor ao imóvel.

Por exemplo, ao visitar um imóvel antigo, mas bem acabado, seu cliente vai pensar: “é antigo, mas muito conservado”, “é antigo, mas está reformado recentemente”, “vale a pena morar nesse imóvel”. Diferente de um local deteriorado, que o faria pensar: “esse imóvel é muito antigo e está velho, terei problemas”.

Sendo assim, mesmo que o proprietário tenha o objetivo de locar por um preço mais baixo para não precisar fazer melhorias, muitas vezes vale a pena tentar negociar alguns reparos para valorizar o imóvel e tornar a venda mais rentável.

Garanta a organização

A dica aqui é remover tudo que é desnecessário no imóvel, especialmente objetos abandonados por antigos moradores, que geralmente não passam de entulho. Caso o ambiente esteja mobiliado, a regra permanece a mesma. Torne os cômodos o mais clean possível, conferindo ao imóvel uma aparência agradável.

Além disso, cômodos com menos móveis parecem maiores, por isso retire alguns para dar amplitude ao ambiente. Uma arrumação básica também é fundamental para valorizar o imóvel, por isso remova imãs de geladeira, lixeira de pia, e louça suja e qualquer tipo de sujeira. Arrumar a cama também faz muita diferença no ambiente.

Cuide da circulação do ar

Faça o ar do ambiente circular. Especialmente imóveis que estão desocupados tender a ter um odor desagradável. Como a circulação do ar é um aspecto muito observado por quem aluga o imóvel, é fundamental garantir que a temperatura esteja aceitável, que o apartamento pareça a arejado e quantidade de sol suficiente.

Caso seja necessário, chegue antes do horário marcado com o possível cliente e prepare o local. Você pode abrir as janelas e cortinas, ligar o ar condicionado ou ventiladores.

Torne a iluminação equilibrada

O mesmo vale para iluminação. Utilize recursos para mostrar para seu cliente que a iluminação do ambiente é adequada. Se for um imóvel que recebe muito sol, opte por utilizar cortinas, se o imóvel tiver mais horas do dia na sombra, utilize lâmpadas mais claras, e assim por diante. Analise os pontos fortes e fracos da iluminação e procure equilibrá-los.

Por meio de investimentos relativamente baixos, é possível gerar muito mais valor ao imóvel e tornar a venda mais simples. Você tem alguma dica para facilitar a venda de imóveis? Deixe nos comentários!



1 avaliações, média 5.0 de 5

Sobre o Imobilinks

O Imobilinks oferece em uma solução integrada site e sistema para corretores de imóveis e imobiliárias. Nossos modelos de site são otimizados para todos os dispositivos incluindo tablets, smartphones e SEO. Pelo sistema é possível exportar anúncios para diversos portais imobiliários e redes socias.

  Contato

Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente,
140 sala 302 - Gávea

  Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 9h00 as 18h00

  Siga-nos nas Redes Sociais