Descubra se seu site imobiliário está otimizado para motores de busca

  20 de Julho de 2015    

Sites de buscas são responsáveis por boa parte do tráfego da maioria das páginas da web. Sem eles, a audiência de muitas empresas cairia drasticamente, portanto, é dever de todos que trabalham com internet saber como deixar o seu conteúdo em harmonia com os mecanismos de buscas. Afinal, tendo tudo configurado corretamente significa que o conteúdo será catalogado da forma correta e contará com bons números de visitantes.

Existem diversas formas de otimizar um site imobiliário para os motores de buscas. Essa técnica é chamada de SEO (search engine optimization, ou otimização para motores de buscas em inglês) e não é nada difícil de entender. Veja a seguir alguns pontos importantes a se considerar ao otimizar o seu conteúdo para motores de buscas:

URL amigável

O endereço do seu site imobiliário é cheio de códigos estranhos e indecifráveis? Eles podem impactar negativamente as suas visitas, já que os motores de busca costumam penalizar essas ocorrências. Além de tudo, é muito mais agradável para a experiência do usuário contar com URLs fáceis de compreender, que mostram exatamente onde ele está no site. Os mecanismos de buscas valorizam quem se preocupa com esse detalhe da navegação.

Sitemap em XML

Os motores de buscas são programados para rastrear todas as páginas de um site e compreender a sua estrutura da melhor forma possível. No entanto, mesmo o algoritmo mais sofisticado não é perfeito. Para garantir que a estrutura completa do seu conteúdo seja compreendida pelos mecanismos de buscas, você precisa ter um sitemap em XML configurado no servidor. Ele serve como um índice de todas as suas páginas, que se tornam acessíveis ao sistema de buscas.

Integração com Google

Além de contar com o poder do seu algoritmo que busca informações dos sites pela web, o Google também tem um sistema que permite que esses dados sejam organizados. Quem tem um site na internet pode entrar no Google Search Console (antigamente chamado de Google Webmaster Tools) e usar uma série de ferramentas que ajudam a gerenciar sitemaps, acessar estatísticas de performance, ficar por dentro das mudanças no algoritmo, ser notificado sobre penalidades e muito mais.

Título e descrição

Os mecanismos de buscas utilizam diversos artifícios para compreender sobre o que é cada página de um site e a categoriza da maneira que acha mais indicada. Só que, assim como no caso do sitemap, é possível ajudar o sistema nesse sentido ao oferecer indicações que descrevam as páginas. Evite criar títulos maiores do que 55 caracteres e descrições maiores do que 160 caracteres para que o conteúdo seja exibido da forma ideal no Google e sites semelhantes.

Velocidade de carregamento

A experiência do usuário é um fator muito importante quando se fala de otimização para motores de buscas. Um site imobiliário que sofre rejeição do público por inúmeros motivos vai cair no ranking enquanto aquele que satisfaz o usuário vai subir. Se ele é lento, por exemplo, a tendência é de que ele seja penalizado pelos mecanismos de buscas, já que oferece uma experiência pior. Para evitar este problema, existem técnicas de otimização de recursos que contribuem em muito para a velocidade de carregamento das páginas.

Compressão de fotos

Uma das maneiras de garantir que o site imobiliário carregue com bastante velocidade não só no computador, mas também no celular, é comprimindo as fotos. Existem diversos sistemas que ajudam a diminuir o formato de uma imagem de forma que ela não perca muita qualidade e não impacte a experiência do usuário. Isso fará com que o site possa ter um grande volume de fotos sem ficar lento.

Atualizações constantes

Por mais que tudo esteja configurado corretamente, um site estático, sem conteúdo dinâmico, tende a ser esquecido pelo público. A melhor maneira de se manter relevante e aproveitar uma audiência fidelizada é apostando em atualizações constantes. Isso significa sempre postar novos conteúdos e atualizar os cadastros de imóveis. Assim você deixa a experiência do usuário melhor e proporciona maiores chances de destaque nos sites de buscas.

Palavras-chave

Ao apostar em conteúdo dinâmico para o site da sua imobiliária, lembre-se de reservar tempo para pensar na estratégia por trás das palavras-chave de cada conteúdo. Elas servem como guias para os sites de buscas saberem sobre o que se trata aquela página. Apenas tome cuidado para não exagerar, já que o Google e outros mecanismos são capazes de detectar quando o sistema de palavras-chave está sendo usado de forma abusiva.

Outro fator importante para otimizar o seu site é se certificar de que ele é acessível de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Descubra o que é um site mobile e um site responsivo e a importância disso para a sua imobiliária.

Ao seguir esses passos, você pode garantir que o seu site estará plenamente acessível pelos principais motores de buscas e contar com um potencial de grande ganho de audiência!

Seu site imobiliário já é otimizado? Quais cuidados você toma para mantê-lo relevante nos mecanismos de busca? Comente e conte para nós as suas dúvidas também!

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