Corretor de imóveis, você já pensou na sua aposentadoria?

  23 de Fevereiro de 2016    

Dada a atuação profissional autônoma de grande parte dos corretores de imóveis, a administração das finanças pessoais pode muitas vezes ser difícil, já que seus ganhos, baseados nas comissões sobre as negociações realizadas, são inconstantes ao longo do ano de trabalho. Neste contexto, planejamento e disciplina são fatores essenciais para se pensar em uma aposentadoria segura. A variação dos rendimentos conforme as vendas impossibilita ao corretor de imóveis determinar um valor mensal a ser aplicado para este fim, de forma que alguns cuidados de organização financeira são essenciais para este fim. Confira algumas informações sobre a aposentadoria para corretores de imóveis:

Planejamento financeiro

Planejamento é a palavra chave para que o corretor seja capaz de garantir para si uma aposentadoria tranquila. Para tal, é preciso, primeiramente, se questionar com relação a algumas metas: em quantos anos você deseja se aposentar? Quanto dinheiro deseja ter disponível neste momento? Estas perguntas permitem traçar metas, e visualizar com mais clareza onde deseja aplicar seus investimentos, e um valor fixo mensal a ser destinado para este fim. Para estabelecer este valor, uma boa dica é analisar sua média mensal de faturamento.

Onde aplicar?

Previdência Social/ INSS

A Previdência Social apresenta algumas vantagens que a previdência privada não garante aos profissionais. Dentre eles pode-se citar o auxílio em caso de morte, invalidez e maternidade, a pensão à família em caso de morte do contribuinte, e a possibilidade de aposentar por idade ou tempo de contribuição. Estes auxílios fazem com que a Previdência Social seja recomendada, mesmo para corretores que possuem outros investimentos neste sentido. A contribuição para profissionais liberais como corretores de imóveis é de 20% sobre os rendimentos declarados como base de cálculo, e é recomendado que mesmo nos meses de baixas, seja realizada a contribuição com base no salário mínimo, de forma que o período seja contado para a aposentadoria.

Previdência Privada

Por não apresentar relação com o governo, o serviço de previdência privada não apresenta garantias quanto aos valores e condições de recebimento do investimento. A vantagem dos planos de previdência privada é a possibilidade de acessar o dinheiro antes do tempo previsto, caso deseje deixar de pagar. Existem diversas instituições que realizam este serviço, e é importante estar atento às diferentes condições, taxas e vantagens de cada uma delas, de forma a encontrar aquela que melhor se adeque às suas necessidades. Diante da possibilidade de retirar o dinheiro antes do tempo previsto, é interessante evitar ficar checando o valor acumulado, evitando a tentação de utilizá-lo para outro fim.

Investimentos em imóveis

Investir em imóveis é uma excelente forma de o corretor aplicar seu dinheiro e investir para uma aposentadoria confortável, como forma de complemento. Como conhecedor dos critérios de avaliação para investimentos, o corretor é a pessoa ideal para analisar que tipos de imóveis podem lhe trazer ganhos no futuro, seja através do aluguel, ou da própria valorização do patrimônio com o passar dos anos.

De forma geral, qualquer que seja a solução adotada é fundamental que o corretor tenha organização financeira e disciplina. Realize um planejamento, trace uma estratégia, e mantenha regularidade com relação à aplicação do investimento para sua aposentadoria. O ideal é que as aplicações sejam diversificadas, e que o profissional comece o quanto antes a pensar em sua aposentadoria, de forma a garantir uma quantidade de dinheiro que o proporcione conforto e tranquilidade financeira.

E você, corretor, como vem planejando sua aposentadoria? Compartilhe suas experiências conosco da Imobilinks nos comentários!

2 avaliações, média 5.0 de 5

Sobre o Imobilinks

O Imobilinks oferece em uma solução integrada site e sistema para corretores de imóveis e imobiliárias. Nossos modelos de site são otimizados para todos os dispositivos incluindo tablets, smartphones e SEO. Pelo sistema é possível exportar anúncios para diversos portais imobiliários e redes socias.

  Contato

Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente,
140 sala 302 - Gávea

  Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 9h00 as 18h00

  Siga-nos nas Redes Sociais