Conheça 3 dicas para fazer networking nas redes sociais

  25 de Janeiro de 2016    


Nos dias de hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha pelo menos ouvido falar em redes sociais, e grande parte das nossas interações diárias são feitas por meio desse tipo de plataforma. Mas, ao contrário do que possa parecer, as redes sociais não estão aí apenas para encontrar o velho amigo de escola, ou compartilhar fotos da família. Elas têm um poder que extrapola em muito aquela conversa desinteressada — são locais perfeitos para expandir os seus contatos profissionais e, com um trabalho constante e bem planejado, vender mais. Conheça 3 dicas para fazer networking nas redes sociais e potencializar a sua atuação como corretor de imóveis.

1 – Passe a imagem correta nas redes sociais

Todos sabemos que imagem é tudo. E engana-se quem pensa que no mercado imobiliário, apenas o imóvel precisa estar bonito e apresentável para se ter sucesso. A imagem do corretor de imóveis precisa ser positiva e confiável, demonstrar experiência e proatividade. Pense nisso na hora de escolher as imagens do seu perfil, nomes de usuário e endereços de páginas. Evite compartilhar conteúdo de gosto duvidoso ou inadequado, mesmo que esteja se tratando do seu perfil pessoal. A atividade da corretagem de imóveis gira em torno do relacionamento e da reputação do profissional, portanto é bom ter cuidado. Entrar em discussões ou qualquer tipo de atrito com outras pessoas nas redes sociais pode afastar contatos e dificultar o seu networking.

2 – Escolha os canais mais atrativos para o networking

Cada rede social possui um público específico, com suas características e interesses próprios. Procure entender qual é o perfil do seu público, para direcionar seus esforços nos canais de maior efetividade para o seu negócio.

O LinkedIn, por exemplo, é voltado para os relacionamentos profissionais. Pode representar uma excelente oportunidade de segmentar o seu público por nível hierárquico e área de atuação, o que pode qualificar bastante sua captação de prospects no ambiente virtual.

Já o Facebook é um ambiente de entretenimento e relacionamento, mas as oportunidades de negócios também estão ali. Muitas pessoas usam do Facebook como canal de consumir informação a respeito de seus interesses, e a atuação de outras empresas também justificam a presença nesta rede social para detectar eventuais chances de se oferecer seus serviços de corretagem a alguém.

O Twitter é um pouco mais difícil trabalhar por exigir maior presença e esforços para criar uma carteira de contatos interessante, porém representa um excelente meio de divulgação de links e comunicação instantânea.

Procure entender as possibilidades de cada site, pesquise também a atividade em fóruns especializados e comunidades ou grupos dentro das redes sociais, onde as pessoas costumam se reunir para discutir assuntos em comum.

3 – Seja simpático sem ser invasivo

O erro de muitos corretores de imóveis nas redes sociais é o de acabar sendo muito invasivo, ou seja, invadir excessivamente o espaço das outras pessoas oferecendo produtos e serviços pelas quais os outros não estão interessados.

A dica, no geral, é optar pelo bom senso, e seguir as regras de cada ambiente. Em um fórum, por exemplo, é aceito que você abra uma discussão sobre um tema porque sabe que ali todos têm um interesse em comum; o mesmo já não acontece, por exemplo, no Twitter, onde é difícil atrair a atenção das pessoas se você não possuir uma reputação construída e alcançar muitos usuários com as suas mensagens.

Seja amigável e solícito, assim você consegue ganhar a confiança das pessoas e construir sua rede de relacionamentos. Responda a todos e ajude quando puder. Os benefícios serão percebidos e logo sua reputação trará muito mais lucratividade na corretagem de imóveis.

O que está esperando? Comece já a impulsionar seus negócios nas redes sociais! Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato ou deixe um comentário.


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