Como uma ferramenta pode ajudar o corretor a vender mais

  04 de Abril de 2017    

O dia a dia de um corretor de imóvel é bastante atribulado. Os profissionais dessa área tem diversas tarefas para executar no dia e geralmente acumulam múltiplas funções, como captação de imóveis, atendimento ao cliente, elaboração de contratos, controle financeiro e de documentações, entre outras.

Essa é a realidade também em grandes imobiliárias, mesmo que as funções estejam divididas e as tarefas administrativas estejam com uma equipe especializada, o volume de trabalho é realmente grande.

Para o profissional que deseja crescer, manter o foco no cliente e nas vendas é uma excelente estratégia. Existem algumas alternativas que os corretores utilizam para conciliar essa missão ao seu dia-a-dia atarefado, como agendas, papéis, planilhas, etc. Mas será que esse é o melhor caminho para crescer de forma acelerada e eficiente? Vou te mostrar que não!

As informações serão perdidas em algum momento

Utilizando esse tipo de ferramenta para controlar suas informações em algum momento elas serão perdidas. Não acredita? Então veja:

  • Papéis: Esse é o mais fácil de ser perdido, afinal é um papel solto em meio a tantos outros. Aqui você exclui as informações sobre aqueles cliente que acha que não vai dar em nada e quando ele te retorna ou volta a falar com você, você nem ao menos sabe sobre o que falavam antes;

  • Agenda: Essa é uma ferramenta clássica, onde você anota tudo, mas nunca sabe onde anotou, além disso no fim do ano é descartada ou jogada fora, desprezando todo o seu trabalho do ano;

  • Planilhas: Aqui pode até ser que seus arquivos fiquem salvos por um longo tempo, porém é um material difícil de utilizar e de alimentar. Certamente você tem uma planilha para cada assunto: clientes, negociações, vendas fechadas, etc. Isso dificulta a consulta e análise de dados.

Você terá clientes insatisfeitos

Atender clientes é uma tarefa que exige muito preparo. Quando uma pessoa está buscando comprar ou locar um imóvel, ela pode estar fazendo o maior negócio da sua vida e quer ser atendido com cuidado. Mas como um corretor tão ocupado pode ser detalhista com cada cliente e negociação?

Certamente não é anotando tudo em um papel que pode se perder. Se você não tiver um registro do que seu cliente está procurando, sobre o perfil dele, entre outros detalhes é possível que você perca vendas e tenha clientes irritados. Isso significa que você não terá clientes fiéis, enquanto adquirir novos clientes é em média 5 vezes mais caro do que manter um antigo.

Solução para ajudar o corretor de imóveis a vender mais

Já que os métodos tradicionais não estão sendo eficientes o bastante para gerenciar seus negócios e contatos, qual é a melhor forma de fazer isso? Existem várias ferramentas no mercado de imóveis que prometem aumentar a eficácia na venda, mas com certeza a que melhor faz isso é um sistema CRM. Existem muitos tipos de CRM no mercado, por isso separei algumas dicas para você escolher o melhor para o seu negócio:

Gestão de atendimento

A funcionalidade número 1 e razão de existir de um CRM é o módulo de gestão do atendimento. Ele serve para que você registre todas as conversas com seus clientes e suas negociações. Também ajuda para que você não perca nenhuma informação sobre eles, desde o nome até dados mais específicos como número de documentos.

Por ser totalmente online, o sistema não fica lento, como as planilhas, quando contém muitas informações. Isso significa que em um CRM você pode inserir todas as informações do seu cliente de forma ilimitada. Será sempre fácil localizar um negócio ou contato mesmo que seja antigo.

Relatórios eficientes

A análise de dados é uma etapa fundamental da venda de imóveis. Para aumentar a sua eficiência ou da sua equipe de vendas é necessário conseguir analisar as informações geradas por cada negociação.

Um CRM é capaz de gerar todos os tipos de relatórios necessários para avaliar o desempenho de uma imobiliária e da cada vendedor da equipe. Não apenas dados financeiros, mas as atividades que estão desenvolvendo, quantos clientes são atendidos e em que etapa os negócios se perdem. Isso te ajuda a reavaliar os processos e superar os pontos negativos do seu negócio.

Controle de permissão

Outra vantagem desse tipo de sistema é que algumas funcionalidades e telas podem ficar ocultas para a equipe e somente o administrador tem acesso. Isso cria maior segurança para os dados da sua empresa e te ajuda a avaliar individualmente cada corretor.

Facilidade de uso e suporte eficiente

Esse é um ponto fundamental para qualquer software, mas no mercado de imóveis ainda é mais importante. Ser fácil de usar é importante porque dá agilidade aos processos e faz com a equipe, que muitas vezes não é familiarizada com tecnologia, consiga utilizar o sistema sem grandes dificuldades.

Mesmo assim é possível que apareçam dúvidas e algumas configurações diferenciadas que você queira fazer, contar com um suporte rápido e eficiente será muito útil nestes momentos. Considere isso na hora de escolher o melhor sistema para seu negócio.

Ficou claro para você como uma ferramenta pode ajudar um corretor de imóveis a vender mais? Deixe suas dúvidas nos comentários!


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