Como o Uber pode ajudar corretores de imóveis

  13 de Outubro de 2016    

Em nosso blog publicamos constantemente uma série de artigos falando sobre marketing imobiliário e dicas de atendimento para corretores de imóveis e donos de imobiliárias, mas recentemente vivenciei um uma situação inusitada que quero compartilhar com você corretor de imóveis.


Outro dia chamei um Uber para me levar a uma reunião na Barra da Tijuca, o trajeto era Copacabana - Barra. Ao entrar no carro, perguntei para o motorista (nome fictício João) qual seria o trajeto que teria menos trânsito. Ele sugeriu seguir a indicação do aplicativo Waze. Aceitei a sugestão e ele completou dizendo que também tinha um compromisso na Barra e não podia pegar muito trânsito. Para quem não sabe o motorista de Uber não é como um motorista de táxi. Os motoristas do Uber são muitas vezes pessoas que podem estar indo de um local para outro e no meio do caminho, por meio do aplicativo, oferecem carona para outras pessoas e, obviamente, receber por isso.


Por curiosidade, perguntei para a João o que ele fazia além de ser Uber, e para minha surpresa ele me respondeu: “Sou corretor de imóveis”. Ele comentou que estava indo mostrar um imóvel na Barra e ao longo de seu trajeto, estava pegando alguns passageiros. Segundo ele esta é uma prática que está se tornando comum entre profissionais de vários ramos. No caso do corretor de imóveis isso pode ser ainda mais interessante, já que se roda muito fazendo visitas e captando imóveis. Seria ótimo poder gerar uma renda extra, conhecer novas pessoas ou quem sabe até novos clientes enquanto se faz isso.


Continuamos conversando sobre o mercado imobiliário e sobre como o Uber estava conciliando suas atividades de Uber e corretor de imóveis no dia a dia. Separei alguns pontos que achei mais interessantes.


Desenvolver rede de contatos

Dirigir um Uber possibilita conhecer diversos tipos de pessoas, seja de dentro da cidade, de outras cidades, estados ou países.


Segundo João, uma pergunta frequente que se faz a motoristas de Uber é: “O que você faz além de ser Uber?”


O trânsito da cidade acaba sendo um bom lugar para se conversar sem interrupção, mostrar seu conhecimento sobre o assunto e desenvolver uma rede de contatos. Algumas dessas conversas podem render novos clientes, seja diretamente ou por indicação.

Conhecer melhor a cidade

Conhecer profundamente sua cidade é algo muito valioso para o corretor de imóveis. Conhecer a região do imóvel que está sendo apresentado para o cliente pode ser um grande diferencial na hora da venda. Como muitas vezes João acaba desviando de seu trajeto comum indo a lugares onde não iria se não fosse o Uber, ele acaba conhecendo melhor outras regiões da cidade.

Estar rodando ajuda ele a saber onde estão sendo lançados novos empreendimentos sejam residenciais ou comerciais.

Além disso, ele aproveita para estar constante de captando novos imóveis, e se informar sobre a região desses imóveis como por exemplo: Saber sobre o comércio, escolas, restaurantes, transporte e etc.

Fluxo de caixa

Há todos os tipos de desconforto que ao se fazer as coisas de forma diferente. Nesta conversa com João, ele me conta a história de como ele começou dirigir Uber e como o resultado tem sido a adição de leads para o seu negócio imobiliário.


Ele tinha um pouco de medo de fazer isso, mas considerando as dificuldades atuais do mercado imobiliário e a necessidade de gerar um renda extra, ele acabou fazendo algo fora dos padrões. Pense nisso amigos, pense nisso! As pessoas que atingem resultados incomuns costumam fazer coisas incomuns. Você tem que superar a si mesmo e fazer o que a média dos seus concorrentes não estão dispostos a fazer!


Para se ter uma idéia, em um turno normal de trabalho, a receita líquida de um Uber chega a cerca de R$ 1.085 por semana ou R$4.340 por mês, isso considerando que há uma boa avaliação dos clientes. Com uma avaliação excelente e uma jornada um pouco maior, o valor pode chegar a R$1.750 por semana e R$ 7.000 por mês.

Importância da presença online

Perguntei como ele faz para captar clientes já que passa algum tempo do seu dia dirigindo. E como já era de se esperar, ele me respondeu dizendo que possui um site integrado a portais imobiliários, que utiliza para divulgar seus imóveis e captar novos leads. Como o já site é integrado a portais ele ganha agilidade na divulgação dos anúncios já que, basta cadastrar uma vez o imóvel no site que o mesmo já é exportado diretamente para vários portais imobiliários.


Whatsapp realmente veio para ficar

João comentou que utiliza o Whatsapp como principal forma de comunicação com seus clientes e corretores parceiros. Ele recebe uma série de mensagens ao longo de uma viagem e quando o passageiro sai do carro ele tem tempo de responder as mensagens recebidas. Para se comunicar com outros corretores parceiros ele utiliza muita mensagem de voz do Whatsapp. Como já falamos em outro post existem diversas formas de se fazer marketing pelo whastapp.



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