Como fazer o site da sua imobiliária ranquear bem no Google

  28 de Junho de 2016    

Ter um bom ranqueamento nas buscas no Google pode representar a maior parte do tráfego do site de uma imobiliária (e consequentemente a maior fonte de leads). Os dois critérios principais para estar bem ranquado no Google são:


  • Otimizações do site (on page SEO): Configurações do site como, título das páginas, URLs amigáveis, texto, imagens, link das páginas possuem as palavras que se deseja estar bem ranqueado.

  • Otimizações for do site: O principal critério de otimização (off page) é a quantidade e qualidade de links de outros sites que apontam para o seu site (link building).


Neste artigo vamos falar predominantemente sobre otimizações do site.


Defina os termos que serão utilizados no site

Primeiramente é importante saber como os clientes procuram imóveis na internet. Defina uma lista de termos que deseja que seu site seja encontrado e faça um teste no Google Keyword Planner para tentar estimar o tráfego que poderá ser gerado com os termos selecionados.


Você poderá ver que alguns termos poderão gerar pouco tráfego e talvez não seja válido investir esforço para estar bem ranqueado nestes.

Por outro lado, haverão termos com grande procura, porém muito concorridos o que aumenta o desafio de estar bem ranqueado.


Selecione uns quatro termos que se deseja estar bem ranquado. Tenha em mente que é muito difícil ranquear todas as páginas para todos os termos. Por isso, escolha um ou dois termos por página e tente trabalhar a página em questão. Por exemplo:


Para página inicial - Imóveis em Itaipava ou Imobiliária em Itaipava

Para página de imóveis para aluguel - Imóveis em Itaipava para locação

Para página de imóveis para venda - Imóveis em Itaipava a venda

Página de um determinado imóvel - Casa para locação em Itaipava 3 quartos


A melhor parte das configurações de otimização do site, é que as mesmas estão 100% dentro do nosso controle, diferente das otimizações de fora do site onde dependemos de outros sites disponibilizarem link para o nosso site.


A plataforma Imobilinks, já cuida de boa parte disso. Ela cria títulos de páginas autmaticamente e também permite a configuração de títulos, meta descrição e gera URLs amigáveis nas páginas do site de imobiliárias.


3 principais passos para otimizar as páginas do seu site imobiliário

Vamos tomar por exemplo a configuração de um site que tem por objetivo ranquear bem para ‘casa para locação em Itaipava’.


1 - Inclua este termo na página

O termo ‘casa para locação em itaipava’ deve aparecer pelo menos 3 ou 4 vezes na página.


Por exemplo:


O título da página do imóvel pode ser: ‘Casa para locação em Itaipava 3 quartos duas vagas’

A descrição do imóvel na página pode conter o texto. ‘Excelente casa para locação em Itaipava, com três quartos sendo três suites…’

Ao longo da página tente utilizar os termos casa, locação e Itaipava.

A url da página deve ser: .../casa-para-locacao-itaipava-tres-quartos


titulo dos imóveis

2 - Descrição nas imagens dos imóveis

Além de ter boas fotos do imóvel, é necessário adicionar descrição as fotos. As imagens nas páginas de um site possuem um campo escondido chamado alt. Este campo é exibido caso o site tenha algum problema para exibir a imagem.


Esse é mais um dos importantes detalhes que o Google analisa. Para quem utiliza o Imobilinks para montar site de imobiliárias, basta adicionar a descrição as fotos dos imóveis que o campo alt já será automaticamente preenchido.


Captura de Tela 2016-06-28 às 20.23.08.png

3 - Configure o titulo e a meta description para ter o termo desejado

Como dissemos no item 1, utilize o termo que deseja estar bem ranqueado no titulo da página. Além disso também utilize o termo na tag description da página. Mais uma vez, para que utiliza a plataforma Imobilinks para constrír seu site imobiliário, isso é algo muito simples de ser feito.


Evite utilizar termos no título como: Oportunidade, Quadríssima, Imperdível. Ao definir o título da página pense sempre em como seu cliente irá procurar pelo imóvel na internet.


Captura de Tela 2016-06-28 às 20.21.40.png


Três ferramentas adicionais para ajudar o site a ser bem ranqueado

O foco deste artigo é a otimização das páginas do site, que são alterações que você pode fazer no seu site para que o mesmo tenha um melhor ranqueamento no Google. Lembre-se que tembém existem diversos fatores externos que também contribuem muito para o resultado de ranqueamento.


A seguir vamos falar de três importantes ferramentas que devem ser utilizadas para ajudar no ranqueamento.


Google Search Console e sitemap.xml

Esta ferramenta gratuita realiza verificações no seu site e ajuda a prevenir grandes erros.


Crie uma página de Google Plus para Negócios

Sabemos que o Google Plus não é das maiores redes sociais, mas ter a página da sua imobiliária criada neste rede pode ter um grande impacto no ranqueamento do seu site.


Configure o Google Analytics

Esta ferramenta permite que você saiba o volume de visitas, os canais que mais trazem tráfego para o seu site, como as pessoas estão encontrando o seu site e muitas outras informações interessantes e de grande utilidade.


Site otimizado para dispositivos móveis

Como já dissemos em artigos anteriores, como cada vez mais as pessoas acessam a internet pelos seus smartphones, cada vez mais é importante que o site das imobiliárias estejam otimizados para dispositivos móveis. Este é também um critério que tem sido considerado pelo Google no momento de avaliar o ranqueamento de um site.


Velocidade de carregamento

2010 foi o ano em que o Google anunciou que iria considerar a velocidade de carregamento como fator de ranqueamento no resultado das buscas. O Google vem utilizando isso como critério há alguns anos, seu objetivo é proporcionar uma melhor experiência de internet para navegantes.


Fazer um site ranquear bem não é uma tarefa fácil e pode levar algum tempo. De qualquer forma, enquanto mais cedo se começa, mais cedo se consegue os resultados. Obviamente fazendo as coisas da maneira correta.


2 avaliações, média 4.5 de 5

Sobre o Imobilinks

O Imobilinks oferece em uma solução integrada site e sistema para corretores de imóveis e imobiliárias. Nossos modelos de site são otimizados para todos os dispositivos incluindo tablets, smartphones e SEO. Pelo sistema é possível exportar anúncios para diversos portais imobiliários e redes socias.

  Contato

Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente,
140 sala 302 - Gávea

  Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 9h00 as 18h00

  Siga-nos nas Redes Sociais