Como calcular o retorno do investimento em portais imobiliários? 

  15 de Janeiro de 2017    

Muito tem se falado sobre a relevância que os portais online ganharam no mercado imobiliário nos últimos anos. São meios altamente eficazes para captar clientes e gerar resultados concretos.

Um erro comum dos corretores de imóveis, principalmente quando falamos em marketing digital e venda de imóveis online, é não mensurar seus resultados de suas ações. Não é raro que um profissional ou imobiliária não saiba qual foi o retorno de seus investimentos em divulgação, a quantidade de leads gerados ou o custo de aquisição de clientes.

Para que você comece o ano medindo seus resultados de forma eficiente e avaliando seus investimentos de forma certa, separamos as principais métricas de marketing digital e vendas e as melhores formas de analisar cada uma delas.   

Retorno do investimento

Também conhecido como ROI, retorno do investimento significa medir o rendimento obtido a partir de um determinado investimento. É uma forma de verificar a eficiência dos investimentos em Marketing para as vendas, e principalmente, para o faturamento.

ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento

Imagine que no ano de 2016 foram investidos um total de R$18.000,00 em um determinado portal imobiliário. No mesmo ano, sua imobiliária faturou R$200.000,00 em comissões de vendas e locações para contatos originados desse portal, o retorno do investimento foi:


(200.000 - 18.000) / 18.000 = 1.011,11%


Quando você tem esses dados é bem simples realizar essa conta, não é mesmo? Mas você sabe exatamente de quais portais vem cada um dos seus contatos? Somente com essas informações é possível calcular quanto um portal imobiliário rende para o seu negócio.

Informações fundamentais para calcular o retorno do investimento

Como falamos, alguns dados são importantíssimos para calcular o retorno do investimento em portais online. Pensando nisso, separamos os principais indicativos que você precisa observar.

  1. Quantos leads foram gerados?

Você sabe quantos leads cada portal de imóveis gera para sua imobiliária? Conhecer esse dado é fundamental para entender a eficiência dos seus anúncios. Algumas ferramentas, como o Imobilinks, podem te ajudar a enxergar esses dados. Esse é um exemplo de relatório gerado pelo sistema que mostra exatamente quantos leads foram gerados por cada portal imobiliário que um corretor de imóveis anunciou.


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2. Quantas vendas foram geradas por portais imobiliários?

É importante analisar cada um dos clientes que fecharam negócio e saber qual foi a origem do contato. Assim, é possível visualizar exatamente quantas vendas e qual o faturamento gerado pelos portais de imóveis. Dessa forma, o ROI pode ser calculado e sua imobiliária saberá qual é o retorno que anunciar em portais está trazendo.

3. Quantos leads são necessários para gerar um venda?

Após alguns meses registrando esses dados será possível calcular várias taxas importantes para o seu negócio. Uma delas é quantos leads são necessários para gerar uma venda.

Calcule durante alguns meses quantos leads foram necessários captar para gerar um x de vendas. A conta é bem simples, basta dividir o número de leads pelo número de vendas. Para esse dado corresponder com a realidade é fundamental realizar esse cálculo por alguns meses e verificar qual é a média, afinal pode haver meses que apresentem um comportamento fora da curva.

Nº DE LEADS / Nº DE VENDAS=Nº DE LEADS NECESSÁRIOS PARA GERAR 1 VENDA

Imagine os seguintes dados de um corretor de imóveis:


MÊS

LEADS

VENDAS

LEADS / VENDA

JANEIRO

1237

5

247.40

FEVEREIRO

630

3

210.00

MARÇO

398

2

199.00

ABRIL

812

4

203.00

MAIO

1432

6

238.67

JUNHO

701

3

233.67

MÉDIA DE LEADS POR VENDA

221.96


Isso significa que este corretor de imóveis precisa gerar em média 222 leads para realizar uma venda. Ao observar essa informação por outro ângulo, significa que caso em um determinado mês, ele gere 2000 leads, é provável que ele realize 8 vendas.


Se você ainda não entendeu a utilidade desses dados, nós explicamos. Por meio cálculo do ROI é possível definir o preço de gerar 1 lead em um portal imobiliário. Ao traçarmos uma meta de vendas é possível saber em média quantos leads serão necessários para atingir. Assim, basta realizar uma conta simples para saber o quanto será preciso investir em anúncios:

CUSTO PARA GERAR 1 LEAD X META DE VENDAS=R$X DE INVESTIMENTO EM ANÚNCIOS

Também é possível prever uma média de quantas vendas serão feitas em um determinado mês, analisando quantos leads foram gerados, dividindo o número de leads pela quantidade de leads necessárias para gerar uma venda. Caso em um mês, um determinado portal de imóveis gere 1600 contatos é provável que serão fechadas 7 vendas.

Esses são dados essenciais para realizar um bom planejamento de investimento em anúncios imobiliários. E você, quais dados e fontes tem utilizado para se programar? Deixe seu comentário!


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