Como alavancar seu site imobiliário com marketing de busca local

  02 de Novembro de 2016    

Um dos melhores conselhos de marketing que podemos dar aos profissionais do setor imobiliário, especialmente para aqueles que estão dando os seus primeiros passos online é o seguinte:


Escolha um nicho, especialize-se nele. Faça este nicho o ponto central de toda sua estratégia de marketing online.


Ao fazer isso você verá resultados muito mais rápidos. A escolha de nicho aplica-se diretamente as frases e termos que você utiliza em seu site para obter ranqueamento no Google. Nós vemos a forma como muitos corretores e imobiliárias tentam obter visibilidade para seus sites utilizando termos como "Imobiliária na Barra da Tijuca". Sabemos que “Barra da Tijuca” é uma área enorme e já existem competidores muito poderosos atuando nesta região e consequentemente disputando este termo.


Este cenário aplica-se a praticamente qualquer município ou região, mas nós sempre vemos corretores de imóveis insistindo na criação de campanhas de marketing para frases muito abrangentes. Não cometa o mesmo erro - siga o nosso conselho abaixo e seu marketing será muito mais rentável.

O que é Local Search Marketing ou Marketing de Busca Local?

Simplificando, marketing de busca local é uma forma de marketing on-line onde localizações geográficas muito específicas são alvo de campanhas de marketing.


Por exemplo, em vez de otimizar seu site para termos como "Imobiliária no Rio de Janeiro" você deve otimizar seu site termos bem específicos considerado os imóveis que você possui em seu estoque. Por exemplo, você pode utilizar o termo:

"Imóveis em Ipanema Rio de Janeiro" ou ainda melhor “Apartamentos a venda em Ipanema”.


Alguns profissionais do setor imobiliário sabem otimizar seus sites imobiliários de forma profissional, utilizando o que é conhecido como hiper busca local. Este é o mesmo conceito que o marketing de busca local, mas visa o locais mais específicos em frases-chave. Por exemplo, em vez de "Imobiliária no Rio de Janeiro" uma campanha local hiper teria como alvo algo como uma rua específica, um condomínio ou nome de um lançamento como por exemplo: “Apartamentos a venda na Prudente de Morais Ipanema”.


Busca local ou hiper local, aplica-se a diversas formas de marketing online como SEO (search engine optimization), marketing de busca paga, blogs, marketing de vídeo e sobre qualquer outra forma de marketing na internet.


Todas essas formas de marketing on-line podem ser otimizadas para busca local, e como um profissional imobiliário, você deve considerar isso em suas campanhas de marketing on-line. Devido a sua importância, vamos mostrar-lhe como efetivamente otimizar o seu negócio para a busca local.

Fatos sobre Busca Local

Algumas coisas importantes de se ter em mente sobre compradores, vendedores e investidores que podem ajudá-lo a perceber a importância do marketing de busca local:


1) A maioria das transações imobiliárias começam on-line, mas o ciclo médio de venda para uma transação imobiliária que dura geralmente cerca de 10 a 14 meses.


2) As pessoas que usam frases genéricas como "Imóveis no Rio de Janeiro" são geralmente menos propensos a fechar negócio, do que alguém que usa frases como "condomínio de luxo para venda na Barra da Tijuca". Os visitantes que chegam ao seu site por buscas mais específicas ou nichadas, tendem a ser visitantes mais qualificados e oferecem maiores taxas de conversão.

Otimização de páginas

Seu site deve ser cadastrado em motores de busca como Google e você deve organizar as informações do seu site de forma que facilite e otimize o entendimento dos motores de busca sobre o seu site:

  1. Otimize o título, meta tags de imagem e com frases-chave.

  2. Otimize as imagens e suas meta tags com frases-chace

  3. Otimize vídeos. Quando for cadastrar um vídeo no Youtube, não esqueça de colocar um título considerando termos de busca local.


Otimização fora do site

Talvez um dos pontos mais importantes quando falamos de otimização de sites para motores de são otimizações fora do site.


Seguem algumas ações que devem ser feitas para ajudar pessoas que navegam por outros sites a chegarem no seu.


  1. Cadastre sua empresa no Google Local Business Center. Isso aumenta as chances do seu site ser exibido no resultado de buscas orgânicas e até ser exibido no Google Maps.


  1. Link building: consiste no desenvolvimento de links de outros sites relevantes que apontam para o seu site. Cadastre seu site em diretórios ou sites regionais como por exemplo: Sites de turismo na sua região, blogs que falam sobre a sua região e até mesmo sites de imobiliárias parceiras. Não é muito fácil conseguir esses links, porém, vale muito a pena buscar constantemente parcerias na internet justamente para troca de links.

Busca paga

Uma das formas mais rápidas de se conseguir tráfego para o seu site é pagar para que seus links sejam exibidos no resultado de buscas. Mesmo assim existe um grande perigo de se gastar muito dinheiro exibindo seus links para visitantes mal qualificados. Mais uma vez, utilizar a regionalização é fundamental para se ter uma segmentação de visitantes mais efetiva. Felizmente, atualmente existem diversas alternativas de busca paga. Seguem algumas possibilidades:


  1. Google Adwords

  2. Yahoo Search Marketing

  3. Microsoft adCenter

  4. FacebookAds

  5. LinkedinAds


Plataformas como Google Adwords, FacebookAds e LinkedinAds permitem que você determine a região onde seus anúncios serão exibidos. Por exemplo: Você pode determinar que seus anúncios sejam exibidos em certas cidades e não em todo país. Desta forma você limita a exibição de seus anúncios em regiões que tendem a dar melhores resultados.


Além disso, é possível segmentar seus anúncios por uma infinidade de outros critérios como:

  • Interesse do visitante

  • Palavas-chave

  • Horário

  • Dispositivo

  • E etc.


O importante na hora de escolher qual canal será utilizado é saber em que momento da jornada de compra você deseja atingir seus potenciais clientes. Cada um desses canais se aplica a situações diferentes e quando utilizados em conjunto devem fazer parte de uma estratégia de marketing completa e não serem utilizados aleatoriamente.

Portais imobiliários

Por fim e não menos importante estão os portais imobiliários. Existem diversos portais como OLX, VivaReal, Zap entre outros. É interessante saber escolher o portal imobiliário que lhe trará melhor resultado. E como estamos falando se site de corretor de imóveis e imobiliárias, é extremamente recomendável que você utilize uma plataforma como Imobilinks, que permite além de montar seu próprio site imobiliário, integrar o mesmo a diversos portais imobiliários, pagos e gratuitos. Desta forma, os anúncios que você publica no seu site, também podem ser exportados para portais imobiliários e redes socias. Esta é uma verdadeira ferramenta de vendas que além da parte de divulgação também oferece funcionalidades para o acompanhamento de todo processo de atendimento de clientes.


Esperamos que estas dicas ajudem a alavancar seu negócio. Caso você tenha alguma idéia que queira compartilhar conosco sobre marketing imobiliário, deixe seu comentário abaixo.


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Sobre o Imobilinks

O Imobilinks oferece em uma solução integrada site e sistema para corretores de imóveis e imobiliárias. Nossos modelos de site são otimizados para todos os dispositivos incluindo tablets, smartphones e SEO. Pelo sistema é possível exportar anúncios para diversos portais imobiliários e redes socias.

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