Boas práticas para segmentar os contatos da sua imobiliária

  03 de Dezembro de 2015    

Nos dias de hoje, manter uma rede de contatos ativa e atualizada é um grande desafio. Ter à mão o telefone daquele cliente importante ou lembrar do aniversário de um cliente, pode ser o diferencial para quem quer ser reconhecido na empresa ou lembrado para futuras propostas.


Muitos corretores de imóveis, simplesmente não param para pensar em como seus contatos estão arrumados, e como seria mais proveitoso se os organizasse. Uma lista de contatos bem organizada pode ajudar a construir relações mais fortes com seus clientes, aumentar suas vendas, e tornar sua empresa mais eficiente.


Caso você ainda não utilize um sistema imobiliário de gestão, esse é um ótimo motivo para começar a usar. Além de você poder ter sua agenda de contatos online você poderá organizá-la, e atualizá-la com facilidade e agilidade, sendo corretor autônomo ou dono de imobiliária, atualmente ter um sistema de gestão é indispensável para o seu negócio imobiliário.


O que são categorias?

As categorias personalizadas ajudam a classificar e categorizar seus contatos, além disso, ajudam sua equipe de vendas a concentrar seus esforços em um segmento específico de clientes.


Como seria sua lista de contatos se você os separasse em grupos e categorias? Como você rotularia cada grupo?  

Veja algumas sugestões de como utilizar as categorias personalizadas e segmentar seus contatos:


Tipos de contatos

Comece rotulando seus contatos por tipos mais abrangentes como “Clientes, fornecedores, proprietários, corretores parceiros, investidores, fiadores, leads, etc”. Além dessas opções você pode também acrescentar de onde este contato


Origem do contato

Outra forma de categorizar seus contatos é saber como ele chegou até você. Diga se o contato veio através do site ou se interessou por algum anúncio em portal imobiliário, placas em imóveis, indicação de amigos, etc. Quanto mais informações cadastradas melhor.


Interesses

Para separar seus contatos em grupos mais restritos, crie categorias personalizadas que indicam os interesses, como por exemplo, a região/localização que interessa este cliente ou se ele precisa de um imóvel com alguma característica específica. Crie categorias como: “Contatos que querem comprar apartamento na Barra da Tijuca” ou “Contatos que querem alugar imóvel mobiliado” “Clientes interessados em casas de campo”.



Nível de interesse

Esta é uma sugestão que irá ajudar muito na hora de contatar este cliente, é importante saber se o cliente está mesmo interessado em algum imóvel ou se está apenas pesquisando preços para futuramente fechar o negócio. Marque este contato como “Muito interessado” “Pouco interessado” “Pesquisando para comprar dentro de 1 ano”. Tendo estas informações em mãos, você saberá o quanto investir neste cliente ou até mesmo agendar um lembrete para entrar em contato com ele futuramente.



Estágio de negociação

Neste caso você pode criar categorias sobre o estágio da negociação, por exemplo: “Escritura marcada”, “Fase de visitação” ou até mesmo “Cancelou a compra”. Desta forma fica fácil encontrar por exemplo os clientes que não compraram o imóvel para que você possa oferecer outras opções ou atendê-lo em futuras oportunidades.


Dica: Lembrando que é importante fazer anotações no histórico do contato, para que você tenha registrado todos as informações referente a jornada de compra deste cliente. Caso você vá atendê-lo no futuro o histórico do cliente irá ajudá-lo a ver quais imóveis ele já visitou ou o que ele não gostou.


Uma vez a tag criada, ela ficará salva no seu sistema e sempre que quiser acrescentar a mesma tag a novos contatos, você não precisará cadastrá-la novamente, facilitando a organização e o padrão dos seus contatos.


Veja os principais benefícios oferecidos por um sistema imobiliário de gestão:


  • Centralizar os dados cadastrais dos seus clientes e potenciais clientes;

  • Fazer o registro das ações de relacionamento. Desta forma, todas as pessoas que lidam com clientes na sua imobiliária terão acesso ao histórico dos contatos realizados;

  • Realizar a alteração de dados de forma simples e rápida

  • Acessar as informações do cliente com agilidade;

  • Fazer registro de informações ou datas importantes como aniversário do cliente, ou aniversário da empresa permitindo ações que estreitem ainda mais o relacionamento.


Reserve um tempo para investir na organização de seus contatos. O sistema imobiliário de gestão (CRM) se tornará um aliado e uma poderosa ferramenta para gerenciar seus clientes e aumentar suas vendas.

E você? Como organiza seus contatos? Deixe seus comentários.




Assista ao vídeo e veja como criar categorias para seus contatos no Imobilinks:

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