A importância do networking para vender imóveis

  19 de Outubro de 2015    

Estabelecer parcerias e fazer networking são atitudes fundamentais para todo corretor que deseja se estabelecer no mercado e vender imóveis com sucesso. Buscar a integração com outros profissionais que atuam na área e até mesmo empresas do setor é uma forma de alcançar mais recursos para exercer a atividade e aumentar a satisfação do cliente, que terá acesso a outras carteiras de imóveis e produtos e serviços que você não poderia oferecer sozinho. Confira a importância do networking para vender imóveis:

Possibilidade de oferecer para o cliente exatamente o imóvel que ele procura

É bastante comum que o corretor não tenha uma propriedade do tipo em sua carteira. Caso uma situação do tipo aconteça, há duas opções: pedir para o cliente aguardar, buscar o tipo casa ou apartamento que ele está procurando no mercado e, caso tenha sucesso, vender o imóvel ou, então, apostar no networking para encontrar a propriedade ideal. O corretor que em como prioridade fidelizar os clientes em vez de simplesmente vender imóveis certamente vai optar pela segunda opção.

Chance de oferecer serviços complementares

Estabelecer parcerias com outros corretores ou empresas do mercado também é uma forma de oferecer para seus clientes serviços que você não costuma executar. Pode ser interessante recorrer ao networking para oferecer, por exemplo, o serviço de aluguel de propriedades quando o seu foco é exclusivamente vender imóveis. Também pode ser uma boa ideia poder oferecer para sua carteira de consumidores assim que eles comprarem uma propriedade com você um seguro residencial operado por uma empresa parceira, por exemplo. Quando maior for a sua gama de serviços, mais fidelizados e satisfeitos ficarão os seus clientes.

Maior poder de barganha junto aos seus fornecedores

Outra grande vantagem de recorrer ao networking e estabelecer parcerias até mesmo com seus concorrentes é aumentar seu poder de barganha junto aos seus fornecedores das mais diversas áreas. É completamente diferente quando um profissional apenas compra um produto ou contrata um serviço do que quando um grupo de corretores faz exatamente a mesma coisa. Precisa comprar material de escritório ou confeccionar cartão de visitas? Proponha fazer uma parceria com outros corretores para contratar o serviço e consiga um preço melhor com seus fornecedores devido à grande quantidade de material encomendado.

Oportunidade de melhorar seus conhecimentos

Apostar no networking para vender imóveis também é uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre um assunto que você ainda não domina como, por exemplo, algum tipo específico de regulamentação, alguma prática ou ferramenta nova disponível no mercado etc. Recorra a sua rede de contatos quando não tiver informações suficientes sobre determinado assunto e também se coloque à disposição para compartilhar conhecimento quando for você a pessoa que detém a informação.

Quando uma parceria é estabelecida de forma clara e transparente, além de ser devidamente documentada, as chances de algo dar errado é muito pequena. Pelo contrário: os benefícios são enormes para ambas as partes. Não perca mais tempo e ative já o seu networking. Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário e participe da conversa!

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