5 dicas para tirar fotos profissionais com seu smartphone

  06 de Junho de 2016    

As fotos tiradas de um imóvel são fundamentais para performance dos seus anúncios, sejam em portais imobiliários ou do site da imobiliária. A fotografia é uma propaganda do produto que você está vendendo ou locando e é talvez o ítem que mais chama atenção dos possíveis clientes. Mesmo assim, muitos corretores não dão a devida importância para as fotos dos imóveis. A seguir, vamos apresentar cinco dicas quentes para que você fazer a diferença com a exposição dos seus imóveis. O melhor de tudo, é que são dicas muito fáceis de se colocar em prática.


Iluminação


A primeira dica é a iluminação. É imprescindível para que você tenha ótimas fotografias do seu imóvel que você tenha iluminação. Afinal foto=luz / grafia=escrita / fotografia=escrita com a luz.

Como fazer isso?

  • Escolha horários adequados para fotografar o imóvel. Esses horários são: 9:00 as 11:00 da manhã e depois das 14:00 as 16:00 horas.

  • Quando estiver dentro do imóvel, acenda todas as luzes e abra todas as janelas. Isso é fundamental para que se tenha uma iluminação mas homogênea no ambiente.

  • Evite tirar as fotos contra a luz


Limpeza e arrumação


Muito comum abrimos portais imobiliários ou site das imobiliárias, e percebermos que o corretor não teve atenção a este detalhe. Muitas vezes o imóvel está sujo, ou está em reforma, ou está bagunçado. Não é assim que se vende um produto. A fotografia é uma propaganda do produto que você está vendendo ou locando.


Toda vez que você for fotografar o imóvel, entre em contato com o proprietário e solicite uma limpeza prévia, ou tente levar uma equipe de apoio da imobiliária ou faça você mesmo uma limpeza preliminar do imóvel antes de fazer a cobertura fotográfica.


Regra dos quatro pontos


Ao entrar em um ambiente do imóvel, se posicione em um dos quatro cantos do ambiente e tire uma foto de cada canto da maneira mais panorâmica possível. Isso ajudará a tornar a sua visita fotográfica mais produtiva. Você terá quatro fotos de cada ambiente para escolher no momento de colocar as fotos no portal ou no site da imobiliária.


HDR (High dynamic range)


Nada mais é que um conjunto de fotografias que quando sobrepostas, oferecem um alcance de luz mais adequado.

Existem vários aparelhos de smartphone que já possuem este recursos ou caso contrário, basta baixar um aplicativo que ofereça este recurso.


Lente


Um dos grandes vilões dos smartphones é a lente. Os smartphones já vêm equipados com uma lente razoável mas que não é uma lente profissional grande angular. Lentes grande angulares permitem uma captação de uma área maior do ambiente fotografado.


Já existem no mercado lentes angulares que podem ser acopladas a qualquer telefone. Você tem como plugar a lente no celular e ter uma captura de imagem semelhante a de uma câmera profissional. A boa notícia é que essas lentes são baratas e você consegue encontrar por aproximadamente R$50.

Faça o quiz abaixo e teste seus conhecimentos de fotografia.

Teste seus conhecimentos de fotografia de imóveis

Quais são os melhores horários para fotografar o imóvel?

Das 9:00 as 11:00 e das 17:00 as 19:00

Das 9:00 as 11:00 e das 14:00 as 16:00

Das 7:00 as 10:00 e das 17:00 as 19:00

É recomendado abrir as janelas e acender todas as luzes do ambiente

Verdadeiro

Falso

Como se posicionar dentro do ambiente

Sempre tirar as fotos da altura média para baixo

No centro e tirar as todos do centro para os cantos capturando o máximo de deltalhes

Nos cantos do ambiente e tentar tirar a foto de forma mais ampla possível

Limpeza e arrumação

Não devo incomodar o proprietário com esse assunto

Devo verificar se o imóvel está limpo e arrumado

Isso é responsabilidade do proprietário. Afinal o imóvel é dele

Como potencializar a qualidade das fotos

Utilizar modo HDR

Comprar um celular com melhor resolução fotográfica

Comprar uma máquina profissional

Como ampliar a área de captação da foto com meu celular

Editar as fotos manualmente

Tirar foto panorâmica

Acoplar uma lente angular no celular

Qual é a melhor forma de divulgar os anúncios

Utilizando plataforma para criar o site da imobiliária que seja integrada a portais imobiliários e redes socias

Portais imobiliários

No site da imobiliária

Outdoor

Jornal

11 avaliações, média 4.64 de 5

Sobre o Imobilinks

O Imobilinks oferece em uma solução integrada site e sistema para corretores de imóveis e imobiliárias. Nossos modelos de site são otimizados para todos os dispositivos incluindo tablets, smartphones e SEO. Pelo sistema é possível exportar anúncios para diversos portais imobiliários e redes socias.

  Contato

Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente,
140 sala 302 - Gávea

  Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 9h00 as 18h00

  Siga-nos nas Redes Sociais